Sobre pele seca com coceira

Escrito por darlene zagata | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Pele ressecada e coceira são queixas comuns, especialmente durante os meses de inverno. Aqueles que vivem em um clima severo podem ter que lidar com a pele seca durante todo o ano. O ressecamento e a coceira na pele pode ser causada por muitos outros fatores além do clima e pode causar bastante desconforto. A proteção é a melhor prevenção. Existem maneiras de manter a pele macia e aliviar o desconforto e a irritação.

Outras pessoas estão lendo

Características

Pele seca com coceira muitas vezes lasca, racha e descasca. Ela pode até mesmo ficar dolorida se a pele tornar-se seca o suficiente para rachar e se partir. A pele das mãos e pés tende a tornar-se seca e rachar durante o inverno. Embora o ressecamento e a coceira na pele possa ocorrer em qualquer área do corpo, a pele das pernas tende a se tornar pálida e coçar. Ela pode ainda ficar irritada e inflamada.

Causas

Pele seca com coceira pode ser causada pelo ar seco, por uma alergia, pelo clima e pelo excesso de exposição ao sol. A exposição repetida ao sol ou ao clima frio pode ressecar a pele, causando rachaduras e irritação. O ar interior pode afetar a pele, tanto quanto o ar exterior. O uso de aquecedor e ar condicionado em casa resseca o ar, o que pode causar pele seca com coceira. Alergias a alimentos e contato com outros alergênicos podem causar ressecamento, coceira e erupção cutânea. A dermatite de contato, uma inflamação da pele, pode resultar em ressecamento e prurido. A dermatite de contato pode ocorrer ao se usar certos detergentes, sabão ou outros produtos que entram em contato com a roupa ou a pele. Também é importante compreender que a pele perde umidade com a idade, resultando em um certo grau de ressecamento.

Tratamento

Manter a pele hidratada é a forma mais eficaz de combater a pele seca e a coceira. Aplique hidratante pelo menos duas vezes ao dia, pela manhã e à noite antes de dormir. Se for possível, use um hidratante várias vezes ao longo do dia também. O creme de hidrocortisona, que pode ser comprado sem receita, pode funcionar muito bem no tratamento de pele seca com coceira. A aloe vera e óleo de vitamina E também são boas alternativas para curar e hidratar a pele seca e irritada.

Prevenção

Proteja a sua pele contra os elementos externos. Use sempre luvas no frio para evitar que as mãos sequem e rachem. Use um protetor solar quando passar um tempo no sol. Use um umidificador para adicionar umidade ao ar seco em casa. Tome banho com água morna em vez de quente, pois a água quente pode ressecar a pele. Sabonetes cheirosos contém perfume, que podem ressecar a pele, então escolha sabonetes naturais sem perfume. Hidrate a pele com óleo de bebê após o banho para bloquear a umidade natural da pele. Proteja suas mãos quando fizer limpeza usando luvas de borracha. Muitos produtos de limpeza podem ser extremamente ressecantes e prejudiciais para sua pele.

Dieta

Os alimentos que você come podem afetar sua pele. Ter uma dieta equilibrada pode ajudar a manter a pele saudável e prevenir o envelhecimento precoce. A nutrição adequada é necessária em todos os aspectos de um corpo saudável por dentro e por fora. Grãos, nozes e vegetais de folhas verdes são excelentes fontes de antioxidantes, que são essenciais para uma pele saudável. O azeite extra virgem é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reparar e restaurar a pele. Certifique-se que sua dieta contém quantidades adequadas de produtos lácteos com baixo teor de gordura, bem como grãos integrais para garantir que sua pele seja bem nutrida de dentro para fora.

Advertência

Embora a maioria das pessoas experimentam a pele seca com coceira, às vezes é importante consultar um médico se a pele ficar inflamada pois pode ocorrer infecção. A infecção pode se desenvolver quando a pele fica seca, rachada e sangrando. Coçar excessivamente a pele ferida também pode resultar em infecção. Se a pele ficar quente, com um aspecto vermelho ou com descamação, consulte um médico para determinar a causa e procurar tratamento adequado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível