Sobre os perigos da herpes não tratada

Escrito por linda hinkle | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre os perigos da herpes não tratada
A herpes bucal causa um surto de feridas ou bolhas ao redor da boca (Marili Forastieri/Photodisc/Getty Images)

Herpes é uma doença altamente contagiosa causada por uma estirpe de vírus herpes simplex. A maior parte das pessoas infectadas não apresenta sintomas aparentes, portanto a doença geralmente não é detectada e não recebe tratamento. Já que o vírus da herpes pode ser transmitido de uma pessoa para a outra mesmo quando os sintomas não estão presentes, é muito importante tratá-la quando a doença é detectada. Não há cura para a herpes; no entanto, existem tratamentos que podem ajudar a controlar os surtos do vírus.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Existem dois tipos de herpes, bucal e genital. Cada um deles é uma infecção causada quando um estirpe do vírus herpes simplex entra no corpo através de pequenas lacerações nas membranas mucosas da boca e das áreas genitais. O vírus Herpes Simplex tipo 1 (HSV-1) é a estirpe que causa a herpes bucal, um surto de feridas ou bolhas ao redor da boca. A herpes genital é causada por uma estirpe diferente do vírus, o vírus Herpes Simplex tipo 2 (HSV-2) e infecta a área genital. No entanto, o HSV-1 pode causar herpes genital se o vírus for transmitido através das feridas ao redor da boca de uma pessoa para a área genital de outra durante o sexo oral. Existe tratamento para ambos os tipos de herpes.

Características

A herpes é transmitida por contato sexual ou de pele. Já que o vírus sobrevive apenas por um curto espaço de tempo fora do corpo, a transmissão por contatos simples como um aperto de mão é bastante improvável. As formas de contado através da pele que transmitem a doença são: boca-boca, boca-genital, boca-anal, genital-genital, genital-anal e anal-anal. Enquanto muitas pessoas com herpes nunca apresentam sintomas, quando eles se manifestam podem ser severos. A primeira manifestação, chamada de explosão, geralmente ocorre no período de duas semanas após o contato inicial com o vírus e começa com dor ou coceira. Em poucos dias, feridas ou bolhas desenvolvem-se dentro e ao redor da área infectada. As feridas abrem-se e podem pingar ou sangrar. Se não forem tratadas, eventualmente uma casca irá se formar e elas irão curar-se; no entanto, o tratamento pode acelerar drasticamente o processo de cura e, em alguns casos, se iniciado em tempo hábil, pode até evitar um surto.

Considerações

Uma vez no corpo, o vírus da herpes permanece. Existe sempre a possibilidade da ocorrência de um surto, transferindo o vírus para outra pessoa. Sem tratamento, eles poderão ocorrer diversas vezes ao ano, durante muito anos. O tratamento com medicamentos antivirais pode evitar ou encurtar a duração de um surto, diminuir a severidade dos sintomas e reduzir o risco de infectar outra pessoa. Indivíduos com herpes bucal também podem fazer uso de tratamentos tópicos para aliviar os sintomas.

Aviso

Se não for tratada, a herpes certamente pode causar desconforto e irritação, mas existem perigos mais significativos que devem ser considerados. Pessoas com o sistema imunológico fragilizado podem experimentar surtos severos e desenvolverem complicações. Sem tratamento, há um risco maior de adquirir o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Embora seja raro, a herpes não tratada pode levar a sérias doenças como encefalite ou meningite. Durante a gravidez, pode causar danos ao cérebro, cegueira e até mesmo a morte do recém-nascido.

Prevenção/Solução

A melhor maneira de evitar os perigos da herpes não tratada é prevenir-se da infecção pelo vírus. A melhor prevenção é a abstinência sexual ou a monogamia. Para os sexualmente ativos, a melhor prevenção é o preservativo. Nunca faça sexo quando os sintomas estiverem presentes em qualquer um dos parceiros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível