Sobre o processo de revelação de fotos

Escrito por sabrina ehlert | Traduzido por lennon motta
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre o processo de revelação de fotos
O processo de revelar uma foto envolve tirar fotos em uma câmera de 35 mm e imprimi-las (pellicule image by Charly from Fotolia.com)

A revelação de fotos é um procedimento no qual o filme é processado e as imagens capturadas se tornam visíveis. A revelação da fotos acontece em duas partes: primeiramente com o processo de extrair o filme para pegar o negativo e então transpor a imagem para outro papel fotográfico. A revelação de fotos requer o uso de diferentes produtos químicos e de um papel especial, que reaja com a luz e os reagentes químicos.

Outras pessoas estão lendo

Filme de 35 mm

Antes das fotos digitais os fotógrafos usavam filme, o tipo mais comum utilizado pelas pessoas era o 35 mm. Quando uma fotografia era feita, a luz era exposta para o painel do filme, criando a revelação. Diferente das fotos digitais, o número de imagens que você poderia capturar dependia da quantidade de fotos que o filme permitia. Uma vez que o rolo do filme terminasse, ele era levado para ser revelado.

Precessamento do filme: retirando o filme da câmera

Para processar um rolo de filme era necessário que ele fosse submerso em produtos químicos especiais. Todos os filmes eram cobertos por uma fina camada de prata, durante o processamento a camada de prata era lavada, revelando o negativo da imagem. Para colocar o filme nos produtos químicos, ele precisa primeiramente ser removido da capa. O filme é incrivelmente sensível a luz, já que a luz cria a fotografia, e qualquer quantidade de luz que atingir o filme assim que ele for retirado do compartimento protetor irá danificar todo o rolo de filme. Quando o filme for removido do compartimento, deve ser feito em completa escuridão. Após o filme ser retirado do rolo, tudo é colocado em um tubo à prova de luz chapado tanque de revelação.

Sobre o processo de revelação de fotos
Para o processamento, o filme deve ser retirado do seu compartimento a prova de luz e enrolado de forma especial, esse processo deve ser feito em total escuridão (films and developing processing image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Processamento do filme: revelando o filme

Uma vez que o filme estiver no tanque de desenvolvimento, ele está pronto para aplicação dos produtos químicos, as luzes podem ser ligadas nesse ponto. O tanque de desenvolvimento tem uma abertura em cima, para que o líquido seja despejado, sem que a luz entre. O primeiro produto químico utilizado é o revelador, que removerá a prata do filme e expor a imagem. O filme fica no revelador de cinco a seis minutos antes de ser drenado. É muito importante que o revelador não seja despejado em uma pia, mas em um compartimento separado. O próximo produto químico é o banho de realçador, utilizado alguns segundos antes de ser colocado de volta no compartimento original. O último produto químico utilizado é o fixador e ele fixa as imagens nos negativos, o filme fica no fixador por 10 minutos. Depois do fixador, o filme precisa ser lavado em água, para remover todos os traços dos produtos químicos. Após o filme ser revelado, ele precisará passar por um processo de secagem, antes de poder ser utilizado.

Processamento do filme: fazendo as impressões

Criar as impressões é a parte final do processamento do filme e é o passo final do trabalho que você fez para revelar o filme. As impressões são criadas iluminando os negativos em um papel de foto especial. Para unir a luz, o negativo e o papel, uma máquina chamada ampliadora é necessária. O filme é colocado em um disco achatado, com uma abertura do mesmo tamanho que o painel do filme. Então ele é colocado na ampliadora. Uma fonte de luz em cima da ampliadora brilha através do filme diretamente no papel. O papel para foto é um papel especial que foi tratado com materiais que reagem à luz, que contêm uma fina camada de proteção de prata. Para criar fotografias em preto e branco o papel da foto pode ser exposto à luz vermelha, mas para imprimir as cores é necessária a total escuridão. O papel é colocado na base da ampliadora, a luz brilha através do filme rapidamente, revelando no papel. O processo de revelação do papel é muito similar ao do filme. O papel leva mais tempo para ser desenvolvido, no momento que a imagem aparece, o banho de realçador e o processo de revelação, fixador e a limpeza em água.

Sobre o processo de revelação de fotos
Para criar as impressões, o papel de foto é exposto a uma luz que brilha através do negativo. O papel então passa por uma série de banhos para ser revelado (La photo développée image by Francis Lempérière from Fotolia.com)

Revelação de filmes comerciais

Já que poucas pessoas têm acessos a quartos escuros e o conhecimento de revelação do seu filme, mais de 90% dos filmes são revelados em laboratórios. O processo de revelação do filme é o mesmo em um quarto negro, mas é feito completamente em uma máquina que é designada para revelar filmes e criar impressões. O benefício de levar um filme a um laboratório inclui a facilidade e conveniência de ter as suas fotos reveladas rapidamente. Porém, não há atenção detalhada para as nuances de cada imagem.

Revelação de fotos digitais

Algumas pessoas acreditam que apenas porque as fotos digitais não utilizam os filmes tradicionais, a única forma de conseguir imagens de uma câmera é através da impressora. Porém, laboratórios profissionais de fotografia modificaram o seu equipamento para pegar as imagens e colocá-las em papel de fotografia da mesma forma que com o filme, e então o papel é revelado utilizando os mesmos produtos químicos. Uma foto impressa em uma impressora, mesmo que específica para fotos, deixa a foto com falhas e manchas de tinta. A qualidade da impressora dita a qualidade da saturação da tinta no papel. Utilizando as técnicas apropriadas de revelação de fotos, a imagem é iluminada em um papel sensível à luz e não há a necessidade de se preocupar com manchas de tinta, a imagem que está exposta no papel é a imagem que está sendo revelada. Outro benefício da revelação de fotos digitais é a habilidade de trabalhar em cada imagem com um programa de edição de fotos. Isso permite um controle mais rico por parte do fotógrafo e facilita a revelação profissional da foto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível