×
Loading ...

Sobre a reprodução de porcos

Atualizado em 17 abril, 2017

Reprodução é o meio pelo qual os criadores de porcos aumentam o tamanho de seus rebanhos. O processo é cuidadosamente assistido por pequenos agricultores familiares ou gerentes de fazendas industriais de porco. Um parto de sucesso feito de forma eficiente coloca mais porcos no rebanho para substituir os que foram enviados para o mercado. Alguns agricultores fazem seus porcos parirem continuamente, enquanto outros fazem uma pausa entre os partos.

Ninhadas de porcos requerem muito cuidado (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Antes do parto

Do momento em que uma porca fica prenha naturalmente ou é inseminada artificialmente, leva cerca de 114 dias para o parto. O processo de parto requer planejamento e supervisão. As porcas são movidas para cocheiras limpas e secas de um a cinco dias antes do parto. A cocheira é projetada para impedir que a porca role sobre os leitões recém-nascidos. Elas são verificadas a cada 30 ou 60 minutos, até parirem. Glândulas mamárias alargadas e secreção de leite são sinais de que o parto está próximo.

Loading...

O parto

Quando uma porca deita de lado e começa a se esticar, o parto começa. O processo é precedido pela passagem de um fluido com sangue. Depois do nascimento do primeiro leitão, o resto da ninhada segue nascendo com intervalos de 15 minutos. Metade dos leitões nascem com a cabeça primeiro e a outra metade nasce com o rabo aparecendo primeiro. O parto geralmente leva em torno de duas horas e meia, a menos que a ninhada seja muito grande. A placenta é expelida de duas a quatro horas após o último nascimento.

Dificuldades

As vezes, durante o parto, as porcas têm problemas que exigem a intervenção do agricultor. Um período de gestação que dura mais de 116 dias é sinal de problemas. Se ocorrer uma secreção tingida de sangue, seguida de esforço mas sem sinal de leitões, ou se os leitões nascerem com mais de uma hora de distância, o útero e o canal de nascimento devem ser examinados para tentar descobrir a causa das complicações. Com um braço inserido no canal de parto, os porcos em gestação podem ser puxados pelo focinho e nascerem manualmente.

Depois do nascimento

Os leitões são mais vulneráveis a partir do momento em que nascem até que eles sejam desmamados. A observação regular previne a perda de leitões por doenças, por não ter o suficiente para comer ou que sejam esmagados pela mãe. O alojamento dos suínos devem ser limpos e higienizados com desinfetante. Cocheiras são varridas para remover o estrume. Os pisos são lavados com sabão e toda a casa de parto pode ser fumigada para evitar doenças, como um tipo fatal de diarreia de porco.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...