×
Loading ...

Sobre roupas da realeza nos tempos medievais

Atualizado em 17 abril, 2017

O período medieval durou aproximadamente 1.000 anos. Embora o estilo de roupas tenha mudado levemente através desse período, a moda básica permaneceu a mesma. As roupas que uma pessoa usava eram intimamente dependentes de sua classe social. Os membros da realeza eram aptos a usar as melhores roupas possíveis, as quais eram inviáveis para aqueles com status mais baixos.

A realeza não poupava nenhum dinheiro quando se tratava de vestimentas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Vestidos e robes

Os principais artigos de roupas para a realeza eram os vestidos e robes. As vestimentas eram usualmente em cores brilhantes, como roxo, azul, vermelho e dourado. Geralmente, essas cores brilhantes só estavam disponíveis para a realeza, pois camponeses não podiam se dar ao luxo de comprar corantes. Vestidos e robes eram tipicamente feitos de seda e veludo, os quais também estavam fora de alcance dos camponeses por conta dos altos custos. Os homens normalmente prendiam suas roupas com cintos em volta da cintura. Também era normal para os homens ter um pequeno saquinho ligado a seus cintos que lembravam bolsas.

As mangas dos vestidos dos homens eram bastante folgadas e amarradas ao pulso. Mulheres usualmente usavam robes por cima de seus vestidos, com mangas penduradas para baixo, em direção ao chão. Além disso, os homens usavam calças estreitas para cobrir suas pernas, enquanto as mulheres usavam saias até o chão.

Loading...

Adereços para a cabeça

Homens e mulheres da realeza usualmente usavam chapéus. Os homens sempre vestiam chaperons, os quais se pareciam com turbantes com um pedaço que pendia atrás da cabeça chamado de cauda.

As mulheres normalmente usavam chapéus em forma de cone feitos de linho. O jeito que elas os vestiam diferenciava-se de acordo com o status e a idade. Quanto mais velha a mulher e quanto maior o seu status, maior era o seu chapéu. Alguns desses adereços eram tão grandes que ficava difícil paras as mulheres se movimentarem.

Sapatos

Os sapatos feitos de couro eram norma para homens e mulheres da realeza. Os homens tipicamente usavam sapatos que chegavam a um ponto sobre os dedos dos pés. Mulheres sempre usavam sapatos de madeira ao invés de seus sapatos regulares de couro para qualquer lugar que saíssem. Isso era feito para manter seus sapatos de couro ''de casa'' limpos da sujeira e detritos.

Acessórios

Acessórios extravagantes, como joias e peles de animais, também eram comuns para aqueles com sangue real. Ouro e pedras preciosas eram populares e prova de um status elevado. Homens e mulheres usavam joias para decorações dos cintos. Peles de animais como raposas eram usadas como peças de complemento, sendo especialmente utilizadas nos meses frios como uma forma de se manter aquecido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...