Sobre sangramento retal em gatos

Escrito por corey m. mackenzie | Traduzido por andressa ferrari arevalo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre sangramento retal em gatos
Sempre que seu gato apresentar sangramento retal, leve-o imediatamente ao veterinário (cat image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

Sangramento retal em gatos pode ou não ser sério -- depende muito da causa. Muitas doenças podem causar sangramento retal em gatos. O veterinário deve ser capaz de determinar a causa através de exame físico do gato ou da realização de testes de sangue e fezes.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Tanto doenças temporárias como crônicas podem causar sangramento retal em gatos. Impactação fecal, constipação e diarreia são as causas mais comuns de sangramento retal. Outras condições como a infecção do saco anal, parasitas e envenenamento podem ser similares ao sangramento retal. Nessas condições, o sangue visto no reto é proveniente dos intestinos ou dos sacos anais infectados, ao invés de ser do reto. O câncer retal, que é grave, mas raro, é outra possível causa de sangramento retal.

Identificação

Se o seu gato tem sangramento retal, pode observar o sangue na pele ao redor do reto ou sangue presente nas fezes. Muitas vezes, o que parece ser um sangramento retal é, na verdade, hemorragia do interior do cólon. Se o sangue estiver dentro das fezes, em vez de estar no lado de fora apenas, o sangramento é proveniente do cólon e não do reto. Se o gato tiver diarreia, será difícil dizer se o sangue nas fezes é proveniente do reto ou do cólon. Você pode olhar na área retal, mas a presença de sangue ou até mesmo de feridas ou rasgos no reto, não significa que a única fonte seja o reto. O sangue vermelho vivo indica sangramento fresco. Se ver um sangue mais escuro, coágulos de sangue ou sangue parecendo friável nas fezes, suspeite de sangramento intestinal. Um sangue acompanhado por sinais de pus de infecção. A infecção pode ser intestinal mas geralmente evidencia glândulas anais impactadas ou infectadas -- há duas glândulas em cada lado do ânus. Gatos com glândulas anais infectadas podem lamber a área com frequência.

Prevenção/solução

A maioria dos casos de sangramento retal exige cuidados veterinários. Pelo menos, se a constipação ou diarreia for a única causa do sangramento, o veterinário pode recomendar mudanças na dieta ou prescrever medicamentos para ajudar o intestino do gato.

Aviso

Como as condições sérias podem causar hemorragia retal, deve-se sempre levar seu gato para um veterinário, se o gato apresentar sinais de hemorragia. Se o sangramento retal for causado por envenenamento ou um objeto estranho, o gato necessitará de cuidados com emergência.

Efeitos

A menos que o sangramento grave ou prolongado ocorra, o sangramento retal sozinho (na ausência de doença ou envenenamento) não é geralmente uma ameaça à vida. No entanto, sangramento retal crônico causa anemia. Além disso, bactérias nocivas invadem feridas abertas facilmente encontradas no reto ou próximas a ele; portanto, a ocorrência de uma infecção é bem provável, e pode ser grave.

Considerações

Somente veterinários podem diagnosticar com precisão a causa da hemorragia retal em seu gato. Não se deve tentar diagnosticar o gato em casa. Se o seu gato tiver diarreia com sangue ou mais do que apenas algumas manchas de sangue no reto, contate um veterinário o mais rápido possível. Alguns venenos causam hemorragia interna. Quanto mais cedo começar o tratamento para o envenenamento do gato, melhor o prognóstico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível