Sobre Teoria atômica de Rutherford

Escrito por geoffrey weed | Traduzido por andressa ferrari arevalo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre Teoria atômica de Rutherford
O nome da Teoria de Rutherford refere-se ao seu autor, o físico Ernest Rutherford. (Atom. Atomkraft image by sashpictures from Fotolia.com)

A Teoria Atômica de Rutherford foi uma revolucionária teoria sobre a natureza da estrutura atômica que variou de forma significativa vindo de teorias anteriores sobre o mesmo assunto. Na verdade, embora a teoria atômica de Rutherford tenha sido firmada em 1911, muitos pontos de vistas ainda são aceitos pela maioria da comunidade científica.

Outras pessoas estão lendo

História da Teoria

No início de 1900 a teoria abrangendo sobre como os átomos foram fisicamente estruturados foi chamada de Modelo de Pudim de Ameixa. O modelo foi teorizado e estabelecido por JJ Thomson. Em 1911, o físico Ernest Rutherford usou seus dados experimentais de vários testes diferentes para concluir que a estrutura básica atômica era muito diferente do que o proposto pelo Modelo de Pudim de Ameixa. O trabalho de Rutherford levou à teoria coerente que nos referimos hoje como Teoria Atômica de Rutherford.

Características

A diferença básica entre a Teoria Atômica de Rutherford e o Modelo de Pudim de Ameixa tem a ver com o fato de que o Modelo teorizou que um átomo era composto por elétrons (as ameixas) rodeados por uma massa de carga positiva (o pudim). Rutherford comprovou depois que este não era o caso e teorizou que os átomos eram constituídos de um núcleo muito pequeno cercado por elétrons. Os princípios básicos dessa declaração ainda são mantidos como verdade na era moderna.

Equívocos

Muitas pessoas acreditam que a Teoria Atômica de Rutherford é essencialmente a mesma que a do Modelo Atômico de Bohr, que é falso. O Modelo de Bohr foi inspirado pelo trabalho de Rutherford e construído sobre ele, mas o Modelo de Bohr contém alguns elementos que foram definitivamente ausentes na Teoria Atômica de Rutherford. A principal diferença é o fato de que Niels Bohr, ao teorizar a concepção do átomo, incluiu uma tese para as forças que ajudam a manter a estrutura atômica unida. O modelo de Bohr ainda é amplamente aceita pelos cientistas contemporâneos.

Períoodo de Tempo

O Modelo do Átomo de Bohr foi estabelecido em 1913 como a principal teoria da estrutura atômica. Devido a isso, pode-se dizer verdadeiramente que a Teoria Atômica de Rutherford foi um fenômeno extremamente curto. Apesar de seu breve período de tempo, no entanto, a teoria de Rutherford foi extremamente importante porque Niels Bohr não teria sido capaz de desenvolver seu próprio modelo sem a base estabelecida que a teoria atômica de Rutherford preparou para ele.

Efeitos

Os efeitos da Teoria Atômica de Rutherford são realmente inspiradoras e as ondas de choque ainda são sentidas hoje. Como mencionado, o trabalho de Rutherford, abriu o caminho para o Modelo do Átomo de Bohr , que ainda é amplamente aceito. Grande parte da ciência moderna e da medicina tem teoria atômica na sua raiz. Se não fosse trabalho prévio de Rutherford, não haveria o trabalho complementar feito mais tarde por Niels Bohr, e a face da ciência contemporânea seria inimaginavelmente diferente.

NDN

NDN

NDN

NDN

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível