Sobre tinta para tetos

Escrito por stevie donald | Traduzido por thiago silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre tinta para tetos
A tinta para tetos tem características próprias (author photo)

Ao passo em que não existem regras para se pintar um teto, vá em qualquer loja de tintas e você dará de frente com uma estante cheia de galões de tinta branca, a cor mais comumente usada. Porém, nem sempre a tinta branca é branca de fato. Há diversas diferenças entre a tinta usada em tetos e a tinta comum que não são tão notáveis até que se comece a obra, e isso explica porque deve-se usar tinta específica para o teto em vez de tinta de paredes.

Outras pessoas estão lendo

Função

Já que poucos gostariam de pintar o teto mais que o necessário, essa tinta é feita para dar excelente cobertura com uma camada apenas. Não respinga muito, o que facilita seu uso. Como o brilho de luzes ou do sol passando por uma janela não ficariam bem no teto, geralmente essa tinta não reflete a luz e é completamente opaca, o que ajuda a minimizar as marcas do rolo usado para a pintura e a aparição de irregularidades na superfície, que seriam mais notáveis caso o teto tivesse algum brilho.

Características

Em compensação, por conta da sua opacidade, a tinta geralmente não é lavável ou durável. Não chega a ser um problema, já que raramente se lava um teto. Mas significa que este tipo de tinta não vai bem em paredes. Evite a tentação de comprar material mais barato para outros fins. Algumas empresas fabricam tintas para teto que parecem rosa ou azul claro antes da aplicação, mas que embranquecem ao secar. Isso facilita na hora de ver se você esqueceu de pintar algum lugar. Nos EUA há produtos específicos como a tinta Glidden (verificar nas fontes abaixo).

Tipos

Tintas com base de óleo eram o padrão para pintura de paredes, tetos e acabamentos. Ainda é possível encontrá-las em lojas especializadas, mas a maior parte das tintas de interiores usadas atualmente, para tetos e outros lugares, tem base de água (látex). Comparada com as tintas antigas à base de óleo, as de látex são mais fáceis de usar, secam rápido e tem cheiro mais fraco. Ao passo que a tinta para tetos é geralmente opaca, alguns preferem um acabamento acetinado ou semi-brilho nas paredes da cozinha e dos banheiros.

Conceitos errôneos

A tinta branca de tetos não é realmente branca. A tinta branca pura não cobre bem e geralmente requer mais de uma aplicação. Qualquer tinta para tetos leva uma mistura de corantes preto ou marrom, tornando-a mais opaca. Por mais que pareça branca ao final, ao comparar com uma folha de papel, percebe-se que trata-se na verdade de um cinza bem claro.

Considerações

Apesar de a maioria das tintas vendidas como tintas para teto serem brancas (ou quase), você pode usar a cor que quiser. Um tom bege mais quente ou até mesmo mel tem personalidade, especialmente ao se combinar com paredes em cores vibrantes. Pintar o teto de uma cor mais escura que as paredes pode dar um toque dramático, especialmente em tetos abobadados. Pintar o teto de azul celeste com nuvens brancas fofinhas é uma opção popular para quartos infantis, bem como um dourado dramático ou efeito de falsa pintura pode ser estonteante, especialmente em salas de jantar ou lavabos. Este tipo de tinta pode ser usada em qualquer teto.

Dica de expert

Ao pintar o teto, use um rolo com extensão ao invés de uma escada. É mais seguro e causa menos tensão no pescoço e ombros porque você não vai precisar entortar o pescoço para ver onde está pintando. Se você não quer comprar um extensor, use um cabo de vassoura. Veja as fontes abaixo para instruções completas de como pintar o teto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível