Mais
×

Sobre as tradições e costumes muçulmanos

O islamismo é uma religião incompreendida especialmente pelo ocidente. Esses equívocos têm levado a vergonhosos atos de intolerância e violência. O conhecimento é poder e iluminação, por isso, antes de pensar em denegrir uma religião, cada indivíduo deveria reservar um momento para aprender pelo menos um pouco sobre os costumes e as tradições muçulmanas.

Mesquita islâmica (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

As pegadas do profeta

De acordo com a lenda, o pé de Maomé deixou uma impressão na rocha da mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, durante sua viagem noturna em um cavalo alado. Os muçulmanos acreditam que a pegada do seu profeta ainda está impressa sobre as pedras e, por isso, eles reverentemente as tocam antes de passar a mão sobre suas próprias cabeças e corpos.

Calendário islâmico

O calendário islâmico é dez ou 11 dias mais curto que o calendário gregoriano, seguido pela maior parte do mundo. Isso porque o calendário islâmico é baseado no curso da lua ao longo dos 12 meses. O fato mais interessante a respeito disso é que um ajuste de tempo é feito durante cada lua nova, eliminando a necessidade de um ano bissexto.

Jihad

O conceito de Jihad só chegou ao conhecimento público da maioria dos ocidentais nas últimas décadas, mas apesar de muito pensarem que significa "Guerra Santa", os muçulmanos afirmam que o termo é na verdade baseado em uma passagem do Alcorão, que essencialmente afirma que os não seguidores da religião islâmica devem se preparar para o inferno. A interpretação da passagem em questão tem sido abordada figurativa e literalmente, mas a leitura literal é a mais conhecida pelos que não estão muito bem familiarizados com o Jihad.

Salá, ato de oração

Os muçulmanos devem rezar cinco vezes por dia, apesar de terem o direito de orar sempre que possível. As cinco orações obrigatórias do Salá ocorrem durante o nascer do sol, ao meio-dia, durante a tarde, no pôr do sol e à noite. O Salá é um ritual de profunda oração, que deve ser executada após a limpeza das mãos, cotovelos, pés, rosto e orelhas.

Peregrinação à Meca

Uma vez na vida, todo muçulmano que seja fisicamente e financeiramente capaz deve ir ao local mais sagrado do Islã, a Meca. Essa peregrinação é chamada de Hajj e tradicionalmente ocorre durante o último mês do ano islâmico. Durante o Hajj, os muçulmanos executam vários ritos, que foram executados por Maomé durante sua vida.

Vestuário feminino modesto

Há um equívoco sobre o uso do véu por mulheres muçulmanas estar relacionado a um mandamento específico encontrado no Alcorão. Embora tal mandamento não exista, o livro insiste que as mulheres se vistam modestamente, com a finalidade de não provocar a indecência.

Circuncisão

A circuncisão não é limitada apenas ao judaísmo e ao cristianismo. Na verdade, a circuncisão de um menino é um evento festivo, envolvendo trajes e presentes; os presentes são principalmente para recompensar a criança pelo sofrimento e dor, já que, ao contrário da maioria das outras culturas, a circuncisão não ocorre até que o garoto atinja a idade de cinco a sete anos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article