Sobre treinos de agilidade

Escrito por raphael garcia | Traduzido por ana olson
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Sobre treinos de agilidade
A agilidade é fundamental para esportes como o basquete

Os exercícios de agilidade são uma parte importante do condicionamento físico e treinamento esportivo. Os atletas devem estar preparados para as exigências rigorosas de seu esporte, não importa qual ele seja. Trabalhar sua agilidade vai ajudar a melhorar seu desempenho global.

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Objetivo dos treinamentos de agilidade

O objetivo desses exercícios é testar e melhorar a sua agilidade. Independentemente do esporte que você pratique, ser capaz de mudar de direção de forma rápida e controlada será benéfico. Esses testes vão ajudá-lo a melhorar o seu equilíbrio e coordenação, que também é necessária durante as competições. A prática ampla de exercícios de agilidade pode melhorar sua saúde em geral e ajudar a evitar algumas lesões esportivas.

Shuttle Run

O shuttle run exige que você se mova rapidamente entre dois pontos. Para fazer este exercício, crie uma linha de partida e uma segunda linha marcada com fita adesiva ou cones a 9 metros de distância. Na segunda linha, coloque dois blocos leves ou outros objetos que sejam fáceis de pegar. O participante deve começar com o corpo atrás da linha de partida. Ele deve correr para a segunda linha, pegar um objeto, correr de volta, colocá-lo atrás da linha de partida e, em seguida, fazer o mesmo com o segundo objeto. Cronometre a atividade para fins de registro.

Fique o mais baixo possível durante a corrida para pegar os objetos mais facilmente. Além disso, quando pegar o segundo objeto, acelere até da linha de chegada para obter o melhor tempo possível.

Escada

O exercício de escada ajuda a melhorar a coordenação, a velocidade e o equilíbrio, bem como seus níveis de agilidade. Para fazer este exercício, coloque uma corda ou fita de escada em um campo ou área de treino. As seções de escada precisam ser grandes o suficiente para que os participantes coloquem ambos os pés em cada seção e saltem sem tropeçar nas laterais. Você pode mudar o comprimento de sua escada, dependendo de quão difícil quiser que o exercício seja.

Há uma série variações disponíveis para este exercício para mantê-lo desafiador, por exemplo, o uso da lateral do pé. Ao praticar esses exercícios, preste atenção à sua forma. Ficar sob controle ajuda seus esforços de treinamento.

Quem faz exercícios de agilidade?

Os jogadores de beisebol, basquete, tênis e futebol são apenas alguns exemplos de atletas que praticam a agilidade. Não atletas também podem usar esses exercícios para melhorar seu equilíbrio e força muscular.

Exercícios para melhorar a agilidade

Adicione exercícios à sua rotina diária para ajudar com sua agilidade. Lunges feitas caminhando e corridas e exercícios usando uma placa de oscilação vão ajudá-lo a melhorar. Inclua técnicas de aquecimento adequadas, tais como andar na ponta dos pés e pular em um pé só, para evitar lesões.

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