Sobre o veludo

Escrito por catie watson Google | Traduzido por ricardo guardati
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre o veludo
Veludo (purple velvet image by robert mobley from Fotolia.com)

O veludo é um tecido de luxo com uma história que remonta a milhares de anos. Em muitas eras e culturas, o veludo era um tecido altamente valorizado que simbolizava riqueza, poder e prestígio. A trama tecida que caracteriza o veludo lhe dá um ar rico que é frequentemente associado com a realeza. Graças a modernos métodos de fabricação, este rico tecido que já foi privilégio da elite, está disponível a preços acessíveis para seu uso em roupas diárias e na decoração da casa.

Outras pessoas estão lendo

Características do veludo

O termo "aveludado" refere-se à tecelagem de um tecido e não ao seu conteúdo. O veludo possui uma trama que é criada quando os laços são formados durante o processo de tecelagem. A trama está de um lado do tecido, enquanto o outro lado é liso. Outros tecidos que têm texturas de trama são os atoalhados e cotelês. A diferença entre o veludo e esses outros tecidos é que no primeiro, as tramas são cortadas, formando uma superfície texturada macia sobre todo o tecido. O atoalhado tem alças que não são cortadas e o cotelê tem laços em linhas em vez de em toda a superfície.

Tipos de veludo

O veludo pode ser produzido a partir de uma variedade de fibras, incluindo a seda, rayon, acetato e algodão. Cada tipo de fibra produz um tipo ligeiramente diferente de veludo. O veludo de seda é o mais elegante e caro, com um caimento suave e superfície cintilante. Veludos sintéticos feitos de rayon e acetato simulam o brilho do veludo de seda, mas são geralmente mais pesados ​​e não caem tão bem. Existem alguns tecidos de veludo que são feitos de uma pilha de rayon sobre um suporte de seda. Nesse caso resolvemos dois problemas de uma vez: podemos ter a cortina de seda em um tecido mais barato. O veludo de algodão, muitas vezes chamados de "velveteen", é o tipo mais resistente e durável. A superfície do veludo de algodão tem um brilho mais suave que o de seda ou sintético.

Usos do veludo

Todos os tipos de veludo podem ser efetivamente tingidos com cores profundas e são mais populares em tons escuros que destacam a rica trama do tecido. A mistura de seda e rayon é mais frequentemente usada para vestidos longos e de noite que enfatizam o seu caimento macio. O veludo sintético, feito completamente de acetato ou rayon é menos caro e mais fácil de se cuidar, e é muitas vezes, um substituto do veludo de seda e rayon. Este tipo pode ser usado ​​para todos os tipos de peças macias de vestuário. O veludo de algodão é adequado tanto para vestuário quanto para decoração. Coletes, saias, blazers e casacos podem ser feitos com ele. Também é usado para fantasias. Sua durabilidade também o torna ideal para o lar. Revestimentos suntuosos de cama, estofados, cortinas e almofadas podem ser feitos de veludo de algodão.

Considerações ao cortar veludo

A maioria dos tecidos de veludo tem o que é conhecido como um cochilo, quando você passa a mão pelo tecido você o sente suave em uma direção e áspero na outra. A aparência do veludo é afetada pelo cochilo, com a cor do veludo parecendo mais escura na direção em que o cochilo sobe. Quando uma peça é cortada, os cuidados devem ser tomados para que o cochilo corra na mesma direção em cada peça. Muitos tipos de veludos comerciais incluem layouts específicos rotulados de "com cochilo". O cochilo também deve ser considerado ao cortar pedaços de tecido, estofados ou ao cortar e costurar cortinas.

Dicas para costurar veludo

Quando prender o tecido de veludo na preparação para a costura, coloque alfinetes nas linhas de costura para evitar deixar marcas. As costuras devem ser costuradas na direção do cochilo sempre que possível. Ao pressionar as costuras, não coloque ferro quente diretamente em cada lado do tecido. Um ferro aplicado diretamente esmagará a trama do tecido. Em vez disso, aplique o vapor para veludo ou use uma tábua especial conhecida como placa de agulha. Treine usar a placa de agulha em um pedaço de veludo para garantir que a trama não seja danificada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível