×
Loading ...

Sobre a vestimenta dos índios Apache

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os índios Apache são um grupo do sul da América do Norte, da língua Athabaskan. A maioria dos historiadores acredita que eles chegaram nessas terras depois de 1.000 d.C, mas antes da colonização espanhola. A tribo era constituída por diferentes povos, como o Apache Lipan do Texas (EUA), o Mescalero Apache do Texas ocidental e sudeste do Novo México, o Jicarilla do nordeste do Novo México, o Navajo do noroeste do Novo México, o Chiricahua Apache do sudoeste do Novo México, o Apache do Arizona ocidental e dos Plains Apache de Oklahoma. As vestimentas desses índios eram iguais e geralmente feitas de pele de búfalo.

História

A vestimenta Apache foi a mais afetada pelo contato com os colonizadores europeus e os colonos brancos. Antes do contato e do comércio com esses grupos, ela era inteiramente feita a partir de peles de animais, principalmente do búfalo. Grande parte da cultura tradicional Apache era centrada em torno de caça de búfalos. Os Apaches migraram com as manadas, pois eram quase totalmente dependentes do animal para ter alimento, abrigo e roupas. Com o contato europeu veio uma mudança na vestimenta tradicional Apache. Eles começaram a usar um pano obtido através do comércio, em vez de peles de animais, para fazer muitas das suas roupas, mas o estilo da vestimenta mudou pouco.

Loading...

Linha do tempo

Até o contato com colonos estrangeiros e comerciantes no final do século 18, as vestimentas dos índios eram feitas quase toda de pele de animal. No início do século 19, o vestido recebeu detalhes feitos do vestuário tradicional europeu, principalmente o tecido. O pano era obtido pelo comércio e substituiu a pele de animal porque o processo para utilizá-la era muito trabalhoso.

Detalhes

Os espanhóis tiveram contato com os índios Apache em todo o sudoeste e relataram que eles usavam pouca roupa para o padrão europeu. A vestimenta dos homens era constituída de uma tanga e, às vezes, camisas de guerra de couro com leggings. As mulheres usavam vestidos feitos de pele de búfalo ou de outros animais de grande porte. Tanto homens quanto mulheres usavam mocassins a partir de couro cru. A franja e as pérolas faziam parte da decoração. Tiaras de couro também eram usadas por ambos os sexos. Mesmo o estilo das vestimentas ficando quase que intacto após o contato com os europeus, o couro foi substituído pelo pano.

Benefícios

As vestimentas eram simples e funcionais. Homens e mulheres vestiam roupas que os mantinham frescos no calor do sudoeste americano e que eram resistentes o suficiente para suportar os elementos ásperos de seu terreno. Era prático o uso da pele de búfalo para as roupas e para o seu abrigo porque eles também faziam do animal o seu alimento.

Significância

A vestimenta dos Apaches se torna significativa a medida em que se pode notar a dependência deles em relação aos búfalos pois eles não só eram usados como alimento, mas também para a manufatura de vestuários e habitação. À medida que as manadas de búfalos começaram a diminuir no final do século 19, os Apaches foram obrigados a usar roupas de inspiração europeia, alterando as tradicionais.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...