×
Loading ...

Sobremesas que combinam com frutos do mar

Atualizado em 17 abril, 2017

De início, doces e frutos do mar podem não parecer uma combinação natural, mas o sabor salgado, adocicado e marinho de pratos de frutos do mar combinam muito bem com gostos leves e limpos para finalizar a refeição. Aprenda quais combinações de sabores de sobremesa e frutos do mar se complementam ou contrastam com resultados agradáveis para que você possa fazer escolhas que satisfaçam suas papilas gustativas e o paladar de forma compatível e harmoniosa, seja escolhendo em um cardápio ou preparando sua própria refeição.

Frutas cítricas e frutos do mar são uma combinação divina (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Mariscos, mexilhões e ostras

Limão e peixe são uma combinação clássica de sabores, aparecendo lado a lado muitas vezes em pratos de frutos do mar. O sabor ácido e azedo do limão anima e dá mais sabor ao gosto suave e delicado de peixes, enquanto anula o gosto marinho e pungente de frutos do mar mais fortes, como ostras fritas, mexilhões marinados ou mariscos em meia concha. O sorbet de limão é uma sobremesa agradável, leve e refrescante ótima para servir em seguida de pratos pesados de mariscos. O sabor do limão e a textura gelada, leve e delicada do sorbet complementa o gosto pungente de mariscos e limpa o paladar de qualquer gosto persistente de marisco, mexilhão ou ostra. Por essas razões, ele é uma ótima escolha de sobremesa para depois de outros pratos marcantes e crus com frutos do mar, como entradas de sushi ou sashimi.

Loading...
Ostras cruas com limão (mathieu boivin/iStock/Getty Images)

Filé de peixe

Os pratos comuns que levam filé de peixe incluem peixes fortes e suaves. Para peixes de sabor mais impactante, como bacalhau, salmão e atum, as sobremesas de limão, como sorbet, torta de limão e de merengue de limão, complementam os sabor dos peixes e limpam o paladar. Essas sobremesas também são leves o suficiente para acompanhar entradas pesadas como bacalhau frito ou filé de atum. As notas cítricas mais leves e adocicadas de coquetéis de frutas, gelatina de limão e sorbet de grapefruit acompanham bem filés de peixe como linguado e dourado.

Salmão cru com alecrim e limão (pilipphoto/iStock/Getty Images)

Camarão, caranguejo e vieira

Diferente de outros mariscos, a carne de camarão, caranguejo e vieira é rica e suculenta, com um sabor adocicado inconfundível. Sobremesas que misturam doce com salgado, como chocolate e sal marinho, estão ganhando popularidade no mundo culinário porque as comidas salgadas complementam e realçam naturalmente os sabores doces. Como a carne doce de camarão, caranguejo e vieira não têm o mesmo sabor salgado de outros mariscos, combiná-los com pratos com um toque de sal cria uma boa harmonização de refeição e sobremesa. Ao utilizar esse tipo de carne, finalize a refeição com brownie de chocolate salpicado com sal marinho; bolinhos de chocolate confeitados com caramelo salgado; pipoca doce quente com uma pitada de sal; pretzels cobertos de chocolate ou um delicioso crostini coberto de chocolate amargo e salpicado com sal.

Casquinha de vieira (piyato/iStock/Getty Images)

Lagosta

A carne levemente adocicada, saborosa e úmida da lagosta aparece em cardápios chiques. Antigamente era considerada uma comida de pobres, mas essa refeição adorada de fruto do mar agora estrela uma variedade de pratos elegantes e refinados. Sobremesas doces, suaves e leves, como gelatina ou sherbet de fruta, combinam bem com ensopados saborosos de lagosta e massas, enquanto sobremesas mais decadentes, como tartes de frutas e merengues cobertos com chantilly, complementam bem pratos mais leves, como cauda de lagosta grelhada.

Lagosta grelhada (Alexandra Grablewski/Digital Vision/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...