O que o socorrista faz ao chegar à cena de um acidente de trânsito?

Escrito por andrea griffith | Traduzido por tatiana ament
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que o socorrista faz ao chegar à cena de um acidente de trânsito?
Socorristas ajudam vítimas de um acidente de trânsito e garantem a segurança dos motoristas que passam pelo acidente (traffic accident 3 image by Jim Parkin from Fotolia.com)

O socorrista é literalmente a primeira pessoa a chegar à cena de um acidente, independentemente do tipo de credencial do indivíduo. Depois de um acidente de trânsito, o socorrista tem várias tarefas a cumprir antes, durante e depois do socorro médico ter chegado. Para garantir que saibam o que fazer, além de manter a segurança do local, médicos, enfermeiras e paramédicos de emergência, bem como técnicos de emergência médica, policiais e bombeiros recebem treinamento de socorrista.

Outras pessoas estão lendo

Ajuda médica

Em primeiro lugar, o trabalho de um socorrista é prestar ajuda médica aos envolvidos no acidente. Isso inclui remover as vítimas dos veículos, medir os sinais vitais, controlar sangramentos, imobilizar ossos quebrados com tala ou ataduras, administrar RCP, usar um desfibrilador automático externo na vítima se necessário, aplicar um colar cervical, estabilizar a coluna e colocar a vítima em uma maca para transporte ao hospital mais próximo.

Entrar em contato com bombeiros ou polícia

Um socorrista também deve avaliar a situação e chamar ajuda quando necessário ou quando técnicos de emergência médica não forem suficientes para lidar com a situação. Os socorristas também devem ser capazes de identificar materiais perigosos, vazamento de gasolina e outras situações de risco. Eles devem ainda informar-se e providenciar proteção contra eventuais agentes patogênicos transmissíveis pelo sangue em qualquer vítima; essa informação deve ser retransmitida a todos os bombeiros, policiais e médicos na cena. Se mais ajuda for necessária, o socorrista entrará em contato com bombeiros ou com a polícia pedindo reforços.

Direcionar o tráfego

Para garantir a segurança de outros motoristas dirigindo no mesmo local do acidente ou a caminho de lá, socorristas são treinados para direcionar o tráfego. Isso pode significar colocar sinalizadores na área do acidente para alertar outros motoristas ou interditar uma parte da via. Se houver um acidente fatal, socorristas devem bloquear e redirecionar o tráfego antes do local do acidente, para que bombeiros possam conter ou controlar focos de incêndio, para que a polícia possa processar a cena ou a equipe médica possa remover a vítima sem perturbações.

Liberar a área

Depois das vítimas serem atendidas ou levadas ao hospital, o socorrista pode ajudar na liberação da área do acidente. Isso pode ser feito providenciando guincho para os carros para liberar interdições e bloqueios do trânsito ou lavando a cena para remover gasolina, óleo ou sangue da pista. Vidros quebrados ou partes dos veículos são varridos e descartados para manter a via segura para outros motoristas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível