×
Loading ...

O que a soda cáustica faz com a água da piscina?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A manutenção apropriada de uma piscina envolve muita atenção à química da água, especialmente ao seus níveis de desinfetante e pH. Em se tratando de pH em uma piscina, é muito importante mantê-lo dentro de uma faixa recomendada. Uma maneira de fazer isso é aumentar ou diminuir a acidez da água, adicionando vários químicos. Para o dono de uma piscina, a maneira mais comum de diminuir a acidez da piscina é adicionando soda cáustica ou carbonato de sódio.

Em uma piscina, a maneira mais comum de aumentar o nível de pH é adicionando soda cáustica (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Soda cáustica

O pH em água de piscina é a medida do quão ácida ou alcalina ela está. O pH neutro é 7. Soda cáustica é básica (o oposto de ácido) e ajudará a aumentar a alcalinidade em uma piscina. Muito usada na fabricação de vidro, a soda cáustica também é usada na purificação de ar e amaciamento de água. Também tem um gêmeo quase idêntico, chamado bicarbonato de sódio.

Loading...

O pH

A piscina é mais confortável para um nadador quando seu pH está entre 7 e 8. Na verdade, de 7,4 a 7,6 é a melhor faixa, e a soda cáustica pode rapidamente ajudar a água a atingir um estado levemente alcalino. Além disso, desinfetantes à base de cloro funcionam muito melhor quando o pH da piscina está balanceado. Se este for menor que 7, o cloro desaparecerá e deixará a piscina sem nenhum nível de desinfetante.

Aumentando o pH

Acrescentar soda cáustica à piscina para aumentar seu pH envolve espalhá-la pela água. A quantidade de soda adicionada depende do pH da água no momento da medição. Para uma piscina cujo pH está abaixo de 7, 500 g a 1 kg de soda para 80.000 litros de água serão necessários, por exemplo. Se o pH da piscina está apenas um pouco abaixo de 7,4, aproximadamente 300 g de soda bastam.

Considerações

O pH e os desinfetantes de uma piscina complementam e dependem um do outro para trabalharem bem. Se você adiciona cloro para manter uma boa desinfecção, lembre-se de que aumentará levemente o pH da água. Se este ficar acima de 7,8, será necessário abaixá-lo usando ácido muriático, de acordo com as instruções na embalagem. Você também pode economizar um pouco, substituindo bicarbonato puro por soda cáustica, usando as mesmas quantidades recomendadas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...