O que a soda cáustica faz com a água da piscina?

Escrito por tony guerra | Traduzido por ernani augustus
O que a soda cáustica faz com a água da piscina?
Em uma piscina, a maneira mais comum de aumentar o nível de pH é adicionando soda cáustica (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A manutenção apropriada de uma piscina envolve muita atenção à química da água, especialmente ao seus níveis de desinfetante e pH. Em se tratando de pH em uma piscina, é muito importante mantê-lo dentro de uma faixa recomendada. Uma maneira de fazer isso é aumentar ou diminuir a acidez da água, adicionando vários químicos. Para o dono de uma piscina, a maneira mais comum de diminuir a acidez da piscina é adicionando soda cáustica ou carbonato de sódio.

Soda cáustica

O pH em água de piscina é a medida do quão ácida ou alcalina ela está. O pH neutro é 7. Soda cáustica é básica (o oposto de ácido) e ajudará a aumentar a alcalinidade em uma piscina. Muito usada na fabricação de vidro, a soda cáustica também é usada na purificação de ar e amaciamento de água. Também tem um gêmeo quase idêntico, chamado bicarbonato de sódio.

O pH

A piscina é mais confortável para um nadador quando seu pH está entre 7 e 8. Na verdade, de 7,4 a 7,6 é a melhor faixa, e a soda cáustica pode rapidamente ajudar a água a atingir um estado levemente alcalino. Além disso, desinfetantes à base de cloro funcionam muito melhor quando o pH da piscina está balanceado. Se este for menor que 7, o cloro desaparecerá e deixará a piscina sem nenhum nível de desinfetante.

Aumentando o pH

Acrescentar soda cáustica à piscina para aumentar seu pH envolve espalhá-la pela água. A quantidade de soda adicionada depende do pH da água no momento da medição. Para uma piscina cujo pH está abaixo de 7, 500 g a 1 kg de soda para 80.000 litros de água serão necessários, por exemplo. Se o pH da piscina está apenas um pouco abaixo de 7,4, aproximadamente 300 g de soda bastam.

Considerações

O pH e os desinfetantes de uma piscina complementam e dependem um do outro para trabalharem bem. Se você adiciona cloro para manter uma boa desinfecção, lembre-se de que aumentará levemente o pH da água. Se este ficar acima de 7,8, será necessário abaixá-lo usando ácido muriático, de acordo com as instruções na embalagem. Você também pode economizar um pouco, substituindo bicarbonato puro por soda cáustica, usando as mesmas quantidades recomendadas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível