Software de desenho para engenharia

Escrito por contributing writer | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Software de desenho para engenharia
O uso de software de desenho por computador pode economizar muito dinheiro em uma empresa (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Os softwares de desenho para engenharia, como o Auto-CAD ou o Solid Works, permite a engenheiros e projetistas passar mais tempo criando e inovando desenhos mecânicos ou elétricos. A maioria dos softwares de desenho para engenharia vêm com uma biblioteca de partes ou componentes prontas para serem arrastadas e soltas dentro da tela. A importância deles é o tempo que podem economizar na criação de esboços para engenheiros, cientistas, técnicos e projetistas. É igualmente importante a coerência dos desenhos que podem ser criados. Com aplicativos como o Solid Works, os projetistas podem criar desenhos tridimensionais de forma mais interativa do que com outros programas. Além de desenhar desenhos detalhados e esquemáticos, é possível criar fluxogramas e diagramas de processos. Esse é o caso do aplicativo Microsoft Visio. Algumas empresas desenvolveram procedimentos de montagem e descrições de partes para fabricação completos usando apenas o Visio e um pouco de programação. Os trabalhos de engenharia são geralmente armazenados e acessados através de bases de dados como as da Oracle.

Outras pessoas estão lendo

História

O primeiro software de desenho para engenharia foi o aplicativo CAD (Computer Aided Drawing, "Desenho assistido por computador"), famoso no mundo inteiro. CAD era originalmente um programa de desenho bidimensional com ferramentas muito limitadas para criar círculos e linhas simples. Hoje, o CAD inclui extensões como o "Wire Frame" que permitem criar desenhos tridimensionais.

Tipos

Há vários aplicativos deste tipo. O software de desenho mecânico assistido por computador (MCAD) é usado principalmente por engenheiros mecânicos. O Solid Works é um dos aplicativos de MCAD mais populares. O arquivo é guardado no formato "Microsoft Structured Storage", que abriga vários arquivos, dentre os quais se encontram pré-visualizações, imagens e metadados. Os desenhos desse tipo são feitos por projetistas ou ilustradores. Os engenheiros passam mais tempo analisando desenhos e ajustando números. Os aplicativos de graficação e visualização são usados para transformar dados científicos em desenhos coerentes com bases de dados relacionais e documentos de referência. Os gráficos e desenhos podem depois ser armazenados em um modelo de processamento analítico online (OLAP). O "OLAP" é acessado em vistas multidimensionais por uma rede compartilhada de cientistas, engenheiros, projetistas e técnicos. O software "Tecplot" ajuda aos engenheiros a desenhar mapas de dados dinâmicos, e foi usado para criar gráficos 3D de estruturas invisíveis, tais como campos magnéticos e modelos de bioengenharia. O uso de código de C++ permite aos engenheiros e projetistas personalizar objetos de CAD, o que resulta em desenhos mais precisos e flexíveis. Em Mac e Linux, o QCAD é o software de desenho para engenharia mais popular

Importância

O aspecto visual do software de desenho é um componente chave das instruções de montagem em empresas de engenharia e fabricação. Nenhum dos produtos que usamos hoje em dia poderiam ser fabricados de forma precisa sem um software de desenho. Os desenhos passam por testes de precisão e são escalados. Isso significa que o tamanho e dimensões são adaptados à impressão em papel ou um meio eletrônico. Um desenho técnico escalado é uma representação de um objeto com certas dimensões físicas. Sem o uso de escalas, um desenho teria o mesmo tamanho do objeto representado.

Considerações

Os programas de desenho tridimensional foram desenvolvidos para acelerar os processos de design em engenharia. Um problema que surge no software de desenho para engenharia são as simulações. Os desenhos de simulação são úteis para treinar pessoal em entornos perigosos, tais como instalações de fabricação onde se manipulam químicos perigosos. Infelizmente, este tipo de desenho leva muito tempo para ser feito e pode até inibir a produtividade a longo prazo. É mais comum usar desenhos do que simulações.

Uso

Um uso comum do software de desenho é a criação de documentação para um grupo de engenharia. Por exemplo, um engenheiro mecânico reúne os componentes tridimensionais para o protótipo de um novo produto. Em seguida, um engenheiro elétrico desenha um plano bidimensional para a distribuição de energia no novo produto, usando software técnico ou CAD. No caso de um arquivo eletrônico, o engenheiro ou projetista inserirá hiperlinks no plano tridimensional, os quais o conectarão com o plano bidimensional. Os softwares de desenho modernos, incluindo o Visio,possuem objetos inteligentes que foram pré-programados para se alinharem na tela do computador e se conectarem com linhas onde for razoável. O ilustrador ou projetista, então, passa mais tempo movendo os objetos pela tela do que desenhando.

Aplicações futuras

Uma área da tecnologia que está abrindo o caminho ao futuro da engenharia é a realidade virtual. Os desenhos virtuais permitem aos engenheiros visitar o interior das estações espaciais do futuro, projetar problemas nos designs e melhorá-los, sem ter que deixar o escritório. No mundo real, a Ford Motors já usou a realidade virtual para projetar o interior de um veículo. Os desenhos virtuais podem ajudar aos engenheiros a encontrar defeitos em um produto antes do lançamento no mercado. De fato, os engenheiros podem utilizá-los para determinar os melhores procedimentos de montagem antes do primeiro protótipo chegar à linha. O uso de desenhos virtuais podem ajudar a uma empresa a economizar dinheiro e aumentar significativamente a velocidade do processo de design.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível