O que é uma solda 6G?

Escrito por asba lee | Traduzido por joao marcos padua filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma solda 6G?
O tipo de solda 6G é apenas um entre muitos estilos (welding image by glgec from Fotolia.com)

Aprenda a identificar uma solda 6G, o tipo de solda mais utilizado para testar um soldador para certificação. A letra "G" significa o tipo de solda, que é um sulco de soldadura e o número 6 significa a posição dos canos soldados. Um sulco é um encontro de dois canos metálicos nos quais os espaço entre eles é preenchido com o material de solda.

Outras pessoas estão lendo

A posição 6G de solda

Soldas são de três tipos principais; soldas planas são as mais fáceis de serem feitas, soldas horizontais são mais difíceis, e as verticais são as que precisam de mais perícia. Isso é porque o metal fundido escorre para debaixo do enchimento durante o processo, empurrado pela gravidade para dentro da cavidade. Em uma solda vertical, isso deve ocorrer tão rapidamente que é necessária muita prática. Em uma soldagem, a posição 6G requer que um cano seja posicionado em um ângulo de 45 graus em relação ao outro e ambos são horizontais. Essa é uma posição bastante desafiante para um soldador, que necessita de todas as suas habilidades e variedade de posições do corpo para completar a solda mais difícil na conexão 6G: a solda elevada.

O teste de solda 6G

O teste de solda 6G, também conhecido como teste Arkansas, é uma forma de identificar as habilidades, ou falta delas, em um soldador. É um teste rigoroso, pois o soldador deve utilizar uma variedade de técnicas, como solda plana, vertical e horizontal, para ser aprovado. Soldas 6G são feitas por profissionais em materiais como aço, o que requer uma habilidade com solda bastante avançada. Quando um soldador é capaz de produzir uma boa solda 6G, ele é testado e, se aprovado, pode receber a certificação.

Por que a solda 6G é a mais difícil

Essa solda é considerada a mais difícil por necessitar que seja feita em todas as posições utilizando ambas as mãos. Ela também simplifica testes, excluindo a necessidade de testes em cada posição utilizado para realizar uma solda 6G individualmente.

Qual a utilidade da solda 6G?

Tipos de soldas, incluindo as 6G são utilizadas em todos tipos de articulações, exceto para aquelas construídas por dois canos que se sobreponham, conhecidos como juntas sobrepostas. É raro um soldador certificado que irá encontrar canos que necessitem de soldas 6G enquanto estiver trabalhando, mas é um teste comum para contratação.

O que é o teste 6GR?

Um teste 6GR é uma variante do teste 6G. As condições são todas as mesmas de um teste 6G, com um fator adicional. A letra "R" do 6GR significa restrito e quer dizer que a solda teste é realizada com um anel feito de aço colocado uma polegada abaixo do local de soldagem. Esse grau extra de dificuldade testa a habilidade do soldador em fazer uma articulação na qual há impedimentos, como braçadeiras, que fixam o cano a outra estrutura ou parede.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível