Solda caseira de polietileno

Escrito por wesley tucker | Traduzido por elia regina previato
Solda caseira de polietileno
O polietileno soldado mantém as coisas secas e prende o gás (balloon ride image by redrex from Fotolia.com)

O uso mais conhecido do plástico de polietileno é fazer sacos de cozinha e de lixo. Leve, forte e facilmente descartados (o polietileno se reduz a apenas água quando queimado), o polietileno é um produto muito versátil. Com algumas aplicações, tais como um grande balão infantil ou capa de chuva impermeável, a necessidade pode surgir quando precisar soldar ou juntar os segmentos de folha de polietileno. Este procedimento funcionará utilizando um dos três métodos: calor, cola, prendedores (rebites ou grampos) ou uma combinação dos três.

Costura

Qualquer que seja o método usado para soldar peças de polietileno, não tente uni-los de borda a borda. Embora possa obter uma solda bem feita, nunca terá a mesma resistência à ruptura que o restante do plástico. Em vez disso, faça uma costura simples dobrada para unir as peças. Coloque cerca de 6 mm de material, uma folha sobre a outra, e dobre as duas peças sobrepostas juntas. Isto não só deixará costura mais forte, mas também quando soldada será possível armazenar água e gás.

Calor

O truque para usar o calor para unir pedaços de polietileno está na quantidade certa de calor da fonte certa. Você deseja unir o plástico, não derretê-lo e danificá-lo irremediavelmente. Além disso, a aplicação de calor direta pode tornar o plástico pegajoso, aderindo à fonte de calor e, novamente, danificando.

Coloque a costura de polietileno em uma superfície plana e cubra com um pano fino. Em seguida, use um ferro quente seco e passe várias vezes ao longo do pano, elevando o pano e a temperatura do plástico. Em poucas passadas o calor derreterá a costura e fará a fusão.

Adesivo

Alguns adesivos são muito cáusticos para o polietileno. Cola de avião em miniatura com a sua de acetona derreterá o plástico antes de soldá-lo. Fita adesiva dará algum trabalho para aplicar, mas funcionará para solda a costura. Basta lembrar de aplicar a fita de ambos os lados quando utilizá-la, para uma solda resistente.

Prendedores e fixadores

Você pode costurar o polietileno para soldá-lo do mesmo modo que pedaços de de tecido. A técnica real para esse procedimento é usar uma máquina de costura com um padrão de ponto grande. Outra maneira de soldar as peças é o uso de grampos contínuos. Se o material de polietileno for espesso e pesado você pode usar rebites leves espaçados ao longo da costura. A única desvantagem de se utilizar elementos de fixação é que será uma solda forte, mas não adequada para conter água ou gás. Uma solução é usar os prendedores para fixar as peças, em seguida, aplicar o calor para soldar.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível