×
Loading ...

Como fazer solda de latão no encanamento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Embora a maioria das linhas de encanamento e acoplamentos sejam normalmente de cobre, peças de latão podem ser encontradas em dispositivos elétricos, tais como pias e aquecedores de água. Os acessórios para solda de latão são os mesmos para a solda de cobre, exceto pela quantidade de calor necessária. O de latão deve ser aquecido mais do que o seu homólogo de cobre para aceitar adequadamente a solda e selar completamente.

Instruções

Faça você mesmo a solta, sem precisar contratar um profissional (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Limpe os acessórios a serem soldados em conjunto com uma lixa. Rapidamente lixe o diâmetro exterior do tubo ou do encaixe que vai ficar no interior da peça de acoplamento.

    Loading...
  2. Limpe o interior da recepção de montagem enrolando a lixa em um dedo e rolando para frente e para trás. A limpeza é a parte mais importante para assegurar uma ligação soldada eficaz que irá selar e durar.

  3. Escove sobre o fluxo para o exterior do tubo ou encaixe a peça na seguinte. Junte as duas peças juntas completamente. Após ter sido feita totalmente à mão, a conexão estará pronta para ser soldada.

  4. Acenda o maçarico abrindo a válvula de gás o suficiente para permitir que uma pequena quantidade de gás descarregue através da cabeça. Acenda a tocha com o isqueiro e deixe-o de lado. Abra a válvula do maçarico até que uma chama azul afiada seja criada na cabeça da tocha. A ponta azul é a parte mais quente da chama.

  5. Estenda uma peça de 15 a 20 cm de solda sem chumbo e coloque-a próxima de você para um fácil acesso.

  6. Aqueça a ligação a ser soldada com o maçarico, aplicando a ponta da chama azul em torno de toda a parte mais espessa do encaixe a ser soldado. A parte mais grossa da conexão é onde a maioria da chama deve ficar concentrada uniformemente ao redor de toda a instalação.

  7. Junte a extremidade da solda livre de chumbo na área entre as duas partes a serem soldadas. Se a solda estiver quente o suficiente, ela vai derreter e se espalhar no entorno da montagem. Aplique solda suficiente para encher completamente a conexão que está sendo soldada.

  8. Desligue o maçarico e permita que a conexão equipada com a solda de bronze esfrie por dez a 15 minutos antes de preencher a linha com água para verificar se há vazamentos.

Loading...

Dicas

  • Aproveite o tempo extra para limpar as conexões a serem soldadas para ajudar a garantir uma vedação completa.
  • Use luvas durante o uso do maçarico de solda para ajudar a prevenir queimaduras. Também use óculos de segurança.

O que você precisa

  • Maçarico de solda
  • Solda sem chumbo
  • Lixa 120
  • Fluxo de pasta de estanho
  • Isqueiro para maçarico

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...