Como fazer uma ponta de solda com um prego

Escrito por bob romanov | Traduzido por lucas de barros
Como fazer uma ponta de solda com um prego
É possível fazer uma ponta de solda por conta própria a partir de um prego (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Um ferro de solda é uma ferramenta utilizada para aquecer componentes metálicos a uma temperatura suficientemente elevada para fundi-los e fluir através de uma ligação elétrica. Ele é constituído de um punho, um elemento de aquecimento e uma ponta, sendo necessário para soldar componentes em placas de circuitos, cabos de solda para botões ou interruptores e para fazer outras conexões elétricas; por isso, é uma das ferramentas essenciais em projetos de eletrônica. Se tiver um ferro de solda sem uma ponta, é possível fazê-la por conta própria a partir de um prego usando ferramentas básicas de oficina.

Instruções

  1. 1

    Insira pregos de diferentes tipos no compartimento do ferro de solda destinado à ponta (com a extremidade pontuda primeiro), até encontrar um que deslize facilmente, sem excesso de espaço em torno dele. Não empurre o prego com muita força ou poderá danificar o ferro de solda.

  2. 2

    Corte a extremidade da ponta do prego com um comprimento de cerca de 1,7 cm utilizando a serra para metais. Ancore o prego em um torno para evitar que ele deslize e lesione suas mãos.

  3. 3

    Insira o prego (a cabeça primeiro) no ferro de solda. Aperte-o ao lado do ferro com a chave de fenda para fixá-lo no lugar.

Dicas & Advertências

  • Não tente cortar os pregos segurando-os nas mão — há riscos de causar cortes graves.

O que você precisa?

  • Ferro de solda
  • Pregos
  • Serra para metais
  • Torno de bancada
  • Chave de fenda

Lista completaMinimizar