Mais
×

Como soldar duas vigas juntas

Atualizado em 23 março, 2017

Vigas em H, também chamadas de perfis laminados, são mais caras e mais difíceis de transportar em comprimentos mais longos. Você pode soldar vigas umas nas outras, juntando as extremidades, para evitar as dificuldades do transporte de uma de 15 metros, por exemplo. Uma boa solda proporcionará tanta ou mais força do que as partes não soldadas. A capacidade para soldar vigas também proporcionará maior flexibilidade no planejamento e na gestão de materiais.

Instruções

Vigas estão entre os poucos elementos estruturais que podem ser alongados no local de trabalho (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Chanfre as bordas das vigas onde elas serão unidas. Os ângulos em cada uma, ao se juntarem, formarão uma forma de V que irá facilitar a perfuração; o arco vai penetrar no metal, que se aglutinará mais facilmente em vez de cobrir uma camada de metal com a outra. Use a rebarbadora em cada aresta em todo o perímetro de cada uma das extremidades.

  2. Alinhe as extremidades das vigas. Certifique-se de que estejam alinhadas corretamente.

  3. Junte as duas vigas. Com duas peças pesadas de aço como essas, a gravidade pode ajudar a mantê-las em posição. Você precisa juntá-las o suficiente para que a solda alcance os dois pedaços. Use a sucata de aço e as braçadeiras que se estendem por ambas as peças.

  4. Prepare as extremidades das vigas com a solda. Você pode uma fazer soldagem manual a arco elétrico com eletrodo revestido ou com gás de proteção.

  5. Passe a peça soldada no encaixe em V criado pelos chanfros, começando pela sua primeira junção. Ao invés de soldar continuamente em torno de todo o perímetro, divida-o em seções para evitar entortar o a viga com o calor concentrado. Solde metade da parte de cima, então metade da parte de baixo no canto oposto. Solde metade de um lado, então metade do outro no canto oposto. Continue alternando para o controle de calor até que todo o perímetro tenha sido soldado.

Aviso

  • É preciso anos de treinamento para dominar grande parte da soldagem. Componentes de aço estruturais exigem treino significativo e supervisão da fiscalização de obras para ser usado em um edifício.

O que você precisa

  • Rebarbadora
  • Sucata de aço
  • Braçadeiras de aço
  • Solda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article