×
Loading ...

Como soldar com fio de alumínio

Atualizado em 17 abril, 2017

A solda ocorre quando um metal fundível é derretida com um ferro ou maçarico para conectar dois outros metais. Geralmente, usa-se uma liga de estanho e chumbo, mas ela pode ser feita com outros materiais como prata, antimônio ou alumínio, cada um servindo um propósito diferente. Os fios de alumínio geralmente são usados para aparelhos eletrônicos e requerem um ferro de solda para ligar os metais.

Instruções

É preciso habilidade para soldar corretamente (Image Source/Photodisc/Getty Images)
  1. Limpe a área a ser soldada com um pano e pincel para remover gordura, sujeira e detritos. Use álcool e uma escova de aço para remover manchas persistentes.

    Loading...
  2. Corte o fio de alumínio conforme necessário e use pinças para manuseá-lo, para evitar contaminação por sujeira ou gordura.

  3. Aplique o fundente com um pincel na área que será soldada. O fundente removerá oxidantes da superfície do metal. Há três tipos de fundentes: ácido ou cloreto orgânico, orgânico e resina. Fundente de resina é o mais usado para solda em eletrônicos. Os outros tipos atraem umidade e são altamente corrosivos.

  4. Limpe a ponta do ferro de solda com um pano úmido. Cubra a ponta com ferro de solda. Esse processo é chamado de estanhagem e protege o ferro de danos causados pela oxidação na mesma medida que facilita a transferência de calor durante o processo de solda.

  5. Aqueça o ferro de solda ou acenda o maçarico para que obtenham a temperatura necessária para derreter o alumínio. O ferro de solda deve chegar a no mínimo 400 °C para soldar adequadamente.

  6. Enrole o fio de alumínio em volta da área a ser soldada. Passe cuidadosamente o ferro de solda ao redor do fio. Certifique-se de que o ferro esteja encostando tanto no fio quanto na junta. Aqueça a solda o suficiente para que derreta por igual ao longo da junta sento soldada; o fundente deve borbulhar, mas nunca queimar. Não aplique solda demais, pois essa pode preencher outros vãos e causar curto circuitos.

  7. Remova a solda e a desencoste o ferro de solda. Tome cuidado para não mexer na conexão soldada.

  8. Deixe a solda esfriar. Não assopre. Corte o excesso de estanho saindo da superfície mas não teste a solidez das juntas soldadas prematuramente, pois isso pode enfraquecer a conexão. Um vez fria, a junta soldada terá uma aparência lisa e coesa.

Loading...

Dicas

  • Descasque um pouco do fio e estanhe o fio passando o ferro de solda pelo fio exposto e derreta um pouco de solda na ponta do fio.

O que você precisa

  • Pano
  • Escova
  • Alicate de corte
  • Ferro de solda
  • Pinça
  • Fundente
  • Pincel

Referências

Loading ...
Loading ...