Como soldar dois objetos no 3DS Max

Escrito por pamela dorr | Traduzido por lean pereira
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Soldar objetos no 3DS Max requer preparo. Frequentemente, os objetos a ser soldados não são uniformes, e as áreas combinantes devem ser alteradas antes de iniciar o processo de soldagem. Quando se modela múltiplos objetos que serão unidos depois, a topologia e o número de vértices são dados importantes na criação de um modelo tridimensional consistente. Pequenos erros que estão invisíveis nas "viewports" do 3DS Max podem facilmente ser notados na renderização final.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

    Prepare seu objeto principal

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    Usando o 3DS Max, crie uma superfície plana com vértices que possam ser alinhados ao objeto alvo. Selecione os vértices a serem moldados. Clique com o botão direito no botão "Make Planar" na janela "Edit Geometry" de seu painel de edição de vértices. Ajuste a rotação do plano para orientá-lo na direção desejada para sua soldagem.

  2. 2

    Remova quaisquer polígonos dentro dos limites dos vértices. Espace seus vértices de forma uniforme ao longo da borda de seu plano. Crie uma forma consistente aos vértices para facilitar a soldagem.

  3. 3

    Ajuste as bordas anexadas à superfície plana. Remova quaisquer polígonos que não sejam quadriláteros ajustando seus vértices. Adicione ou remova bordas, mantendo uma topologia relativamente lisa. Nenhuma borda deverá apresentar saliências com ângulos inadequados. Gire sua "viewport" e renderize de forma repetida para encontrar falhas que não sejam visíveis a partir de seu ponto de vista ou que não sejam exibidas na "viewport". Quando todos os vértices e bordas estiverem no lugar, assegure-se de manter o espaço adequado entre os objetos principais.

    Prepare o objeto a ser soldado

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    Prepare seu objeto para a soldagem. Importe-o e mova-o para uma posição próxima a seu posicionamento final. Gire, redimensione e posicione o objeto no lugar adequado.

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    Repita os passos da Seção 1 para seu sub-objeto, orientando seu plano de vértices ao plano do objeto principal e mantendo uma pequena distância entre os planos. Selecione os vértices que são parte do plano de soldagem, e clique com o botão esquerdo em "Hide Unselected" em "Edit Geometry" na parte de edição de vértices. Selecione os polígonos do sub-objeto e oculte-os usando a edição poligonal, e o método de "Edit Geometry" e "Hide Selected" para ocultar as faces desejadas.

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    Remova quaisquer modificadores de suavização de malha de ambos os objetos. Colapse os objetos para ter polígonos editáveis na mesma resolução. Selecione seu objeto principal, clique em "Attach" no menu "Edit Poly" sob o sub-menu "Edit Geometry". Clique no objeto que você deseja soldar. Eles devem se tornar o mesmo objeto, e quaisquer vértices ou faces deverão ser novamente selecionáveis.

    Solde seus vértices

  1. 1

    No modo de edição de vértices, selecione "target weld" para soldar os elementos, conectando seus vértices. Mantenha os "vertex planes" de seu objeto similares em número para simplificar e poupar etapas adicionais.

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    Ajuste seus vértices para influenciar as bordas. Assegure-se de que haja uma continuidade entre os dois componentes e que as faces interconectadas tenham quatro lados. Adicione e remova bordas de acordo com a necessidade. Selecione a edição de polígonos e clique em "unhide" para mostrar todas as faces de sua malha soldada.

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    Ajuste o ângulo de visão para examinar sua malha em diferentes perspectivas. Renderize em ângulos múltiplos para destacar quaisquer falhas ocultas na geometria. Faça ajustes nos vértices, arestas e polígonos de acordo com a necessidade.

Dicas & Advertências

  • Planeje sua soldagem de forma a ter o máximo de vértices possível.
  • Faces triangulares, pentagonais ou com mais lados causarão "artefatos" em sua geometria que poderão parecer pequenos, mas ao adicionar modificadores e a renderização, se tornarão mais óbvios.

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