Mais
×

Como soldar plástico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Soldagem de plástico é um processo que une duas peças desse material através de soldagem. É mais barato consertar uma peça do que de comprar uma nova. Rachaduras, divisões e mesmo a falta de um pedaço podem ser reparados seguindo estes passos.

Instruções

Aprenda a consertar peças de plástico usando uma solda específica (plastic cup image by Vinicius Tupinamba from Fotolia.com)
  1. Remova o item de plástico danificado e limpe com água e sabão, ou solvente desengordurante suave. Ele deve estar limpo, sem fibras ou fungos.

  2. Lixe a área do plástico que necessita de reparo. Use lixa 80. Arredonde as bordas e as áreas danificadas. Junte as peças avariadas com fita de alumínio.

  3. Pré-aqueça a pistola de solda plástica por 15 minutos. Escolha a temperatura necessária para o plástico que você estiver soldando. Ela geralmente varia entre 260 e 287 graus centígrados. Mover a ponta da pistola de solda para mais perto ou longe da peça também poderá ajudar.

  4. Insira o bastão de solda plástica e o plástico danificado no soldador pré-aquecido. Empurre o bastão constantemente, movendo a ponta aplicadora ao longo do local da solda. Reserve o tempo suficiente para secar. O bastão precisará ser do mesmo material que o objeto a ser soldado.

  5. Lixe para fazer o acabamento. Use lixa 150. Em seguida, finalize cobrindo o plástico com um solvente à base de água.

Aviso

  • Certifique-se de não queimar o plástico ao deixar a pistola por muito tempo em um ponto de solda ou tornando-a muito quente.

O que você precisa

  • Pistola de solda
  • Soldador
  • Bastão
  • Lixa 80 e 150
  • Fita de alumínio
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article