×
Loading ...

Como soldar uma corrente de prata

Atualizado em 17 abril, 2017

A prata é um componente comum de muitos objetos pessoais e joias, para homens e mulheres. Embora seja um metal precioso bastante durável, ela é relativamente macia em comparação com outras ligas metálicas, como a platina. Devido à sua natureza delicada de elos (pois são normalmente compostas de numerosas ligações pequenas), as correntes de prata podem ser particularmente suscetíveis à ruptura. Felizmente, é fácil de se fundir uma corrente de prata, quer queira repará-la, aumentá-la ou criar uma peça de joalheria.

Instruções

As correntes de prata, às vezes, podem se romper, porém são relativamente fáceis de se reparar (necklace image by Byron Moore from Fotolia.com)

    Primeiros passos

  1. Junte as duas partes quebradas de corrente de prata que você planeja fundir. Coloque os pedaços em sob a ação da solução desoxidante por dez minutos. O desoxidante é uma solução ácida, que é usada para limpar a joia antes e depois de ser soldada. Ela prepara a superfície da prata, removendo a sujeira e os óleos que impedem a aderência da solda adequada. Uma maneira fácil de mantê-la quente é despejá-la em um pequeno fogão elétrico, ajustado a uma temperatura baixa.

    Loading...
    A prata, depois de desoxidada, se torna mais maleável para ser fundida e moldada (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  2. Retire as partes da corrente de prata da solução. Enxugue-as com uma toalha até que estejam completamente secas.

    Toalha comum (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  3. Posicione as duas partes da corrente sobre uma superfície plana. Use um pequeno pincel para aplicar pasta de solda, uma substância usada para ajudar o fluxo da solda a aderir corretamente. Aplique-a sobre os elos finais de ambas as partes da corrente de prata que você irá fundir.

    Elos soldados um a um (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  4. Coloque um pouco da solda de prata sobre elos finais das duas partes da corrente. Use uma pequena quantidade, não maior do que a de um dos elos, para evitar a criação de uma protuberância indesejável. Posicione a solda, de modo que ela cubra parcialmente os dois elos das extremidades de cada uma das partes da corrente.

    Solda comum (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  5. Acenda uma tocha de acetileno. Use-a para aplicar calor indireto à solda até que se derreta no lugar. Afaste a tocha da corrente de prata. Desligue-a. Deixe a solda solidificar e resfriar.

    Tocha de acetileno (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  6. Coloque a corrente de prata fundida de volta na solução desoxidante por mais dez minutos. Isto removerá todos os vestígios da pasta de solda.

    Corrente de prata limpa (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)
Loading...

O que você precisa

  • Corrente de prata
  • Solução desoxidante
  • Toalha
  • Pasta de solda
  • Pincel pequeno
  • Fogão elétrico de cozimento lento
  • Solda de prata
  • Tocha de acetileno

Referências

Loading ...
Loading ...