O que é um solenóide de partida?

Escrito por david eiranova | Traduzido por bruno laget
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um solenóide de partida?
Aprenda como funciona o mecanismo de partida do seu carro (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Quando você gira a chave para dar partida em seu carro, pode parecer que o interruptor de ignição abre o circuito de arranque. Mas o que realmente está acontecendo é que o interruptor de ignição ativa o solenóide de partida. Em alguns casos, se você não consegue dar partida em seu carro, é porque o solenóide de partida não está funcionando corretamente.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

O solenóide de partida é basicamente um grande relé localizado bem na partida ou em outro local. Um relé é um componente que utiliza uma pequena quantidade de corrente para controlar outro circuito que, tipicamente, utiliza uma quantidade muito maior de corrente. A falha do solenóide do motor de arranque irá resultar em uma incapacidade de ligar o carro (a menos que o carro tenha transmissão manual e a embreagem possa ser acionada enquanto o carro está rolando uma colina ou está sendo empurrado).

Função

Solenóides de partida podem ter até três funções. Todos os solenóides de partida são responsáveis ​​por fechar o circuito entre a bateria e o motor de arranque. Alguns vão mover a engrenagem de partida, para engrenar com os dentes da engrenagem de anel do volante. Alguns são usados ​​para ultrapassar o fio de resistência, se o houver, que pode ser encontrado no circuito de ignição.

Como funciona

Dentro de um solenóide de partida existe um êmbolo rodeado por uma bobina. Quando a chave de ignição é girada para a posição de início, uma pequena quantidade de corrente passa através da bobina. Isto cria um campo magnético, que puxa o êmbolo para dentro. Numa extremidade do êmbolo está um disco de metal, que toca dois terminais. Estes estão ligados à bateria e ao motor de arranque; assim, uma grande quantidade de corrente é fornecida ao motor de arranque.

Tipos

Existem basicamente dois tipos de solenóides de partida. Um está ligado ao motor de arranque, e não só abre o circuito de arranque quando o êmbolo se move, mas também move a engrenagem de arranque para a posição de virar o volante que vira a cambota para ligar o motor. O outro tipo, que pode estar localizado em um painel de carroçaria, só serve para abrir o circuito de arranque.

Benefícios

Como o motor de arranque utiliza uma corrente tão intensa (500 ou mais amperes), os fios que transportam essa carga devem ser de um tamanho grande. O solenóide de arranque permite que os fios que conduzem ao interruptor de ignição sejam muito menores, tornando assim muito mais fácil colocar a chave de ignição na coluna da direcção (ou painel). Construir um carro sem o solenóide de partida seria mais caro por causa da necessidade de conduzir os fios pesados ​​para o interruptor de ignição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível