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Como solicitar uma entrevista em uma carta de apresentação

Atualizado em 23 março, 2017

Uma carta de apresentação é uma forma breve de correspondência que é anexada ao seu currículo quando você está procurando emprego. Em muitos casos, sua carta de apresentação é o fator que definirá se seu currículo será visto ou não. Uma carta mal escrita pode fazer com que seu possível empregador tenha uma má impressão sobre você, suas habilidades profissionais e qualificações antes mesmo de olhar seu currículo. Aprender como solicitar uma entrevista adequadamente em uma carta de apresentação pode ser muito importante para seu futuro emprego.

Instruções

Uma boa carta de apresentação pode abrir muitas portas (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Formate sua carta adequadamente. Uma carta de apresentação profissional dará uma melhor impressão. Seu nome e dados para contato devem aparecer no topo da carta, centralizados ou alinhados à esquerda. O nome da empresa, endereço e pessoa de contato devem aparecer na parte superior esquerda do documento. Certifique-se de direcionar a carta especificamente ao destinatário, mesmo que precise ligar para a empresa e perguntar o nome da pessoa responsável pelas entrevistas de emprego.

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  2. Inicie a carta com uma saudação formal, por exemplo, "Prezado Senhor (nome)". Você também pode usar o primeiro e último nome da pessoa. Evite começar a carta somente com o primeiro nome do destinatário. Isso pode fazer com que seu possível empregador sinta que você esteja sendo muito informal. Isso não é considerado profissional, independentemente da amizade que possam ter.

  3. Apresente-se brevemente no primeiro parágrafo. Informe que está enviando sua carta de apresentação e seu currículo. Diga a que sua carta e seu currículo estão respondendo, por exemplo, a um anúncio em um jornal ou na internet. Mencione um ou dois motivos pelos quais você se sente qualificado para a vaga ofertada: informe alguns pontos positivos, por exemplo, sua ética no trabalho e sua habilidade para trabalhar em grupo ou com pouca supervisão. O objetivo é persuadir seu possível empregador a olhar seu currículo.

  4. Solicite uma entrevista o mais discretamente possível no corpo de sua carta. Presuma que você conseguirá a oportunidade de ser entrevistado para a vaga. Você pode incluir a frase, "Incluí meus dados de contato, caso necessite". Mantenha o tom coloquial da carta sem que pareça um bate-papo entre amigos.

  5. Conclua sua carta agradecendo ao destinatário por considerá-lo para a vaga. Nesse momento, informe que você gostaria de ter a oportunidade de encontrá-lo para uma entrevista. Isso confirma sua intenção e demonstra uma natureza confiante que alguns empregadores procuram em possíveis funcionários.

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Dicas

  • Se você tiver o Microsoft Word ou o OpenOffice em seu computador, poderá usar algum dos modelos de cartas de apresentação disponíveis para ajudá-lo na formatação.

Referências

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