Como solicitar permissão para usar um logotipo

Escrito por sam williams | Traduzido por fabiana silva
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Como solicitar permissão para usar um logotipo
O logotipo ajuda o cliente a identificar os produtos de uma organização (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

O logotipo representa o símbolo de uma corporação, marca ou organização. Como a imagem pública de uma empresa está vinculada a sua identidade de marca, muitas vezes é necessário seguir algumas políticas e regras para usar um logotipo. Usar a marca de uma empresa sem autorização é ilegal e passível de ação judicial. No livro "Web Marketing for Dummies" (Marketing digital para principiantes), o autor Jan Zimmerman adverte: "Obtenha autorização para usar links de gráfico, tal como o logotipo da marca registrada de alguma empresa ou qualquer outra marca que pareça questionável".

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Papel
  • Impressora
  • Envelope
  • Cartucho de tinta colorido

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Instruções

  1. 1

    Pesquise no site da organização ou entre em contato com o escritório central para saber o nome da pessoa responsável, endereço ou e-mail do departamento encarregado de analisar as permissões e pelo uso da propriedade intelectual. Se estiver disponível online, faça o download e imprima o formulário de solicitação de permissão.

  2. 2

    Escreva uma carta explicando como planeja usar o logotipo da empresa. Informe se ele será usado impresso, em vídeo ou na web. Explique com detalhes o formato e, principalmente, se você utilizará uma nova tecnologia que o proprietário da marca não conhece para distribuir conteúdo.

  3. 3

    Informe detalhadamente o conteúdo do material que será abordado em sua publicação ou vídeo. É importante comunicar para os representantes da empresa que o uso do logotipo não estará associado a opiniões políticas ou crenças que sejam contrárias à visão ou missão da companhia.

  4. 4

    Crie caixas de seleção no final da carta para que os representantes assinalem a concessão ou negação da permissão. Deixe também um espaço para o nome e assinatura dos responsáveis, para que o documento tenha validade e possa servir de prova caso seus direitos de uso sejam questionados no futuro. Por exemplo, você pode deixar uma linha ao lado das opções "permissão concedida" e "permissão negada". O representante da organização assinala a caixa de seleção apropriada à resposta da sua solicitação e a envia até você.

  5. 5

    Preencha o formulário online de solicitação de permissão e imprima três cópias. Arquive uma e envie as outras duas juntamente com a carta que explica como e por que o logotipo será usado.

  6. 6

    Algumas organizações têm várias versões de seu logotipo. Imprima uma cópia colorida daquele que você deseja usar.

  7. 7

    Caso você não consiga explicar claramente o seu projeto através da carta, inclua um modelo, amostra ou layout do documento que levará o logotipo. Assim, os representantes da marca terão uma melhor ideia de como ele será usado.

  8. 8

    Se o logotipo for utilizado em um vídeo, crie uma maquete da cena em que ele será usado. Recrie a cena por meio de fotografias ou tire uma foto diretamente do vídeo já pronto.

  9. 9

    Coloque todo o material em um envelope com seu endereço impresso. Envie junto alguns selos para que a empresa os utilize quando enviar o formulário de volta para você. Assim, a organização não precisará pagar pela postagem da resposta e você mostrará o seu profissionalismo. Envie sua solicitação por carta registrada.

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