Qual o tipo solo adequado para o cultivo de amendoeiras?

Escrito por jenny harrington | Traduzido por rayssa amorim
Qual o tipo solo adequado para o cultivo de amendoeiras?
As amendoeiras apresentam lindas flores na primavera (almond white flower image by JCVStock from Fotolia.com)

As amendoeiras não são só produtoras de amêndoas. Elas contribuem com sombra e beleza em um jardim de casa. O plantio dessa árvore em solos adequados ajuda a garantir que a planta continuará saudável e fértil por muitos anos. Antes de plantar, invista em um teste de solo para ter certeza que a terra do seu jardim fornece todos os nutrientes que uma amendoeira precisa para florescer.

Umidade e drenagem

As amendoeiras precisam de solos com boa drenagem. Elas não devem ser plantadas em locais que tendem a acumular água parada após a rega ou a chuva. Para realizar um teste de drenagem do solo, cave um buraco, com profundidade de 30 cm, e encha-o com água. Os solos com boa drenagem para as amendoeira, sugarão a água dentro de quatro a oito horas. Se a água for drenada mais rapidamente, o solo é arenoso e manter essas árvores regadas adequadamente será um desafio. As áreas que drenam mais lentamente são propensas a terem um solo encharcado, que pode causar podridão da raiz em árvores novas. Os melhores lugares de plantio drenarão rapidamente, mas manterão a umidade para alimentar as raízes.

Qualidade do solo

Os solos ricos em matéria orgânica fornecem tanto umidade apropriada quanto aeração para as raízes da amendoeira. Embora o composto possa ser adicionado para aumentar a quantidade de matéria orgânica antes do plantio, esse passo é geralmente desnecessário se o solo não for arenoso ou argiloso. Quando o composto for adicionado, as árvores devem estar plantadas em acostamento de terra ou em um canteiro levantado, em vez de adicionar o produto diretamente nos buracos do plantio. Outra preocupação quanto à qualidade do solo é a presença de nematoides. Essas criaturas microscópicas danificam as raízes da amendoeira. Um teste de solo poderá determinar se elas estão presentes na área. Se esse for o usado, é possível usar a fumigação do solo, antes do plantio, para matar essas criaturas.

Fertilidade do solo

O solo não precisa ser fertilizado quando a amendoeira for plantada. Os nutrientes já presentes na árvore e na matéria orgânica do solo fornecem os poucos nutrientes necessários para que a planta se estabeleça. Espalhar uma camada de 7 cm de composto sobre a superfície do solo, em cada buraco de plantio, pode ajudar a evitar o crescimento de ervas daninhas. Além disso, o composto soltará mais nutrientes no solo sempre regar as plantas. Os nutrientes presentes no solo são suficientes para os primeiros dois ou três meses após o plantio. Depois, é preciso adicionar fertilizantes de nitrogênio para ajudar na fertilidade dele.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível