Soloxine para cães

Escrito por kay phillips | Traduzido por joão melo
Soloxine para cães
Soloxine para cães (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Soloxine, fabricado pela Virbac AH, Inc., é uma marca do medicamento levotiroxina sódica, utilizado no tratamento de hipotireoidismo em cães. O hipotireoidismo pode ser hereditário ou se desenvolver sem causa conhecida. Um cão que sofre de hipotireoidismo, se não for tratado, tende a ficar letárgico e acima do peso, com a pele seca e escamosa, e uma pelagem frágil e sem brilho. Neste caso, a condição pode ser debilitante. Felizmente, a maioria dos cães com o problema podem viver por longos e saudáveis anos​​ com o tratamento adequado.

Hipotireoidismo

Soloxine é o medicamento mais comumente prescrito para hipotireoidismo em cães. O hipotireoidismo é uma doença causada por níveis baixos de hormônio tireoidiano circulante. Isso acontece quando a glândula tireoide para de funcionar corretamente. A causa mais comum é a idiopática, ou seja, sem causa conhecida. A tireoidite, ou inflamação da glândula tireoide, também pode causar hipotireoidismo, assim como tumores tireoidianos. A condição pode ser hereditária.

Sintomas do hipotireoidismo

Pele seca e pelos quebradiços, principalmente nos quartos traseiros ou na cauda, além de perda de pelo não causada por arranhões são alguns dos sintomas de hipotireoidismo. Ganho de peso, letargia e falta de interesse em exercícios também são sinais do problema. Cadelas reprodutoras podem apresentar baixa libido e cios reduzidos ou aumentados. Paralisia facial, fraqueza e perda de equilíbrio podem ocorrer também.

Dosagem e efeitos

A dose inicial recomendada é de 0,1 mg por 4,5 kg de peso corporal por dia. O Soloxine deve ser armazenado em temperatura não superior a 25 ºC. Os comprimidos podem ser administrados por via oral ou colocados na comida do cão. A overdose pode produzir os sintomas de hipertireoidismo: hiperatividade e mudança de personalidade, tolerância reduzida ao calor, aumento da produção de urina, da fome e da sede.

Considerações

Cães com doença cardíaca significativa ou hipertensão devem ser tratados com Soloxine cuidadosamente, porque a droga tem como alvo o coração e o sistema nervoso central, e aumenta drasticamente a taxa metabólica, o que pode ser perigoso nessas condições. O Soloxine é adquirido apenas com prescrição. Não foi avaliado o seu uso em fêmeas prenhes.

Tratamento

O veterinário irá prescrever a análise de uma amostra de sangue para medição dos níveis de T4, por cerca de quatro a oito semanas, e ajustar a dose se necessário. Esse nível é monitorado a cada quatro semanas e a dosagem é ajustada de acordo com o ideal de manutenção estabelecido. Você deverá observar uma melhora em seu cão dentro de duas a quatro semanas do início do tratamento com Soloxine. As alterações na pelagem podem demorar até seis meses. Consultas e exames de rotina serão necessários, já que o seu cão deverá ser tratado com o Soloxine para o resto de sua vida.