×
Loading ...

Como soltar uma porca corroída

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A manutenção preventiva ao redor da casa não recebe a atenção que devia e, quando alguma coisa quebra ou não funciona como deveria, torna-se uma tarefa maior consertá-la. Porcas e parafusos em lugares escondidos ou com muita umidade podem enferrujar e se fundir de forma a parecerem uma massa sólida. Quando a porca fica espanada, com as pontas removidas devido a muita pressão, parece impossível soltá-la. Felizmente existem algumas técnicas para remover a porca.

Instruções

Cobrir um parafuso e porca com uma leve aplicação de óleo ajuda a prevenir a corrosão (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Remova o máximo possível de corrosão e ferrugem da superfície com uma escova de aço.

    Loading...
  2. Molhe o parafuso e a porca com qualquer líquido caseiro comum como Coca-Cola diet, vinagre branco ou água oxigenada. Deixe o líquido por várias horas e depois o remova esfregando vigorosamente. Os ácidos nesses líquidos interagem com a ferrugem e corrosão para removê-la.

  3. Molhe o parafuso e a porca com um óleo leve e penetrante como óleo para máquina de costura. Deixe-o por várias horas e então o remova. O óleo deve penetrar mesmo nas menores fendas e lubrificar o espaço entre o parafuso e a porca.

  4. Bata nos lados e em cima do parafuso e porca com um martelo ou outro objeto de metal. Isso cria uma vibração no metal que pode separar as duas peças o bastante para gerar um aperto e remover a porca.

  5. Remova todos os objetos e materiais inflamáveis na área e segure a chama de uma vela na porca, tomando cuidado para não aquecer o parafuso. A porca expande com o calor, soltando-se do parafuso.

  6. Use uma chave de soquete no lugar de uma chave de boca. A chave soquete segura melhor e pode ter força o suficiente para soltar até uma porca espanada. Se a chave está segurando a porca, mas ela não está saindo, então use uma com um cabo mais longo para uma força de alavanca maior.

  7. Corte a porca com uma ferramenta rotativa se tudo mais falhar. Um corte em um lado da porca permite que uma chave de fenda entre no corte e quebre a porca. Se a porca for muito grande para isso, faça um corte nos dois lados da porca e retire cada metade.

Loading...

O que você precisa

  • Escova de aço
  • Coca-Cola diet
  • Vinagre branco
  • Água oxigenada
  • Óleo penetrante
  • Martelo
  • Vela e fósforos
  • Conjunto de chaves soquete
  • Ferramenta rotativa

Referências

Loading ...
Loading ...