Solução caseira para dermatite miliar em gatos

Escrito por kristin swain | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Solução caseira para dermatite miliar em gatos
Gatos podem sofrer de dermatite miliar (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

A dermatite miliar é uma condição de pele em gatos causada por uma reação alérgica, que faz com que o felino desenvolva feridas e crostas na pele. Isso pode resultar em caspa, coceira intensa e, em alguns casos, perda de pelos. Embora haja vários fatores diferentes que possam resultar na reação alérgica, muitos deles são comuns e podem ser facilmente tratados em casa.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Se seu gato começar a demonstrar os sintomas da dermatite miliar, você precisará descobrir a causa da reação alérgica. Com frequência, ela é causada por um alérgeno comum — pulgas, carrapatos, calor, mudança na dieta ou contato com um alérgeno de pele, como a hera venenosa. Comece com quaisquer alergias conhecidas que seu gato sofra e investigue quaisquer mudanças na dieta ou rotina do animal. A causa mais comum para a dermatite miliar são as mordidas de pulgas.

Dê um banho no seu gato

Para tratar a dermatite miliar, você deve tratar a causa subjacente. Uma solução simples e caseira é dar um banho no seu gato. Use um sabão leve desenvolvido para hidratar a pele do felino, como um xampu para animais à base de aveia, e deixe o produto agir na pele do seu gato por no mínimo dois minutos. Certifique-se de que o xampu tenha penetrado na pelagem dele e alcançado a pele para obter melhores resultados. Se a causa subjacente da irritação for mordidas de pulgas ou carrapatos, você precisa tratá-los e removê-los. Tenha em mente que o uso de um xampu com medicamento nas feridas causadas pela dermatite miliar pode inflamar ainda mais a pele do seu gato. Depois de dar banho nele com o xampu hidratante, espere pelo menos três dias antes de aplicar um antipulgas tópico, como o Advantage, colocar uma coleira antipulgas ou dar banho no seu gato usando um xampu com medicamento para animais.

Tratamentos adicionais

Durante os meses de verão, quando o clima está especialmente quente, muitos gatos podem sofrer de dermatite miliar como reação ao calor. Se essa for a causa da irritação de pele do seu gato, dê um banho nele e mantenha-o dentro de casa, se possível, onde é mais fresco, ou garanta que ele fique em uma área de descanso com sombra e boa ventilação durante o dia. Forneça água em abundância para o animal.

Gatos que tenham alergias alimentares ou ambientais também precisam de um banho hidratante, além de afastamento do que provocou a reação alérgica. Mudanças na alimentação do gato ou na marca da areia usada podem causar dermatite miliar. Se ele começar a sentir os sintomas da condição dentro de 48 a 72 horas depois da mudança nos alimentos ou areia, reverta a troca e dê banho no gato, livrando sua pele e pelagem de quaisquer alérgenos tópicos. Para tratar alergia à comida, remova os alimentos da dieta do gato e espere pelo menos três dias para ele demonstrar sinais de melhora. Se a condição persistir, consulte o veterinário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível