Solução caseira para fluido de limpador de para-brisa

Manter os vidros limpos é importante para a segurança

Comstock/Comstock/Getty Images

O fluido para o limpador de para-brisa fica em baixo do capô do carro e é utilizado para limpar o para-brisa quando o carro está sendo dirigido. Uma bomba elétrica esguicha a solução pelos borrifos que ficam abaixo dos limpadores permitindo que a sujeira, pó e outros depósitos sejam removidos utilizando os limpadores de para-brisa. Essa solução também pode ser composta por anticongelantes para ajudar em climas onde o gelo tende a se formar no para-brisa, obstruindo a visão do motorista.

Vinagre

Uma das soluções mais básicas para limpador pode ser feita em casa e consiste em vinagre e água. Misture uma parte de vinagre e três partes de água e simplesmente limpe o vidro com essa solução, ou coloque direto dentro do reservatório de fluido do limpador.

Essa solução não apenas limpa o vidro, mas ajuda a reduzir a quantidade de gelo que se forma no inverno. É recomendado que você use vinagre de vinho branco na solução, já que o vinagre colorido pode manchar o vidro ou ser visível quando secar em seu para-brisa.

Álcool

Essa solução caseira é a melhor se quiser uma que seja eficaz na remoção de sujeira e outros acúmulos no vidro -- não apenas quando você está dirigindo, mas em geral após longos períodos sem lavar o carro.

Misture 10 xícaras de água com 1 xícara de álcool e 1 colher de sopa de detergente. Isso fará uma grande quantidade de solução de limpeza que não é somente boa para limpar para-brisas, mas também pode servir para dar um bom visual ao seu carro. O detergente na solução ajuda a manter seu para-brisa brilhante e sem riscos após os limpadores terem removido a solução, mas infelizmente ela não contém propriedades anticongelantes.

Anticongelante

Se você vive em um clima particularmente frio, é melhor que usar anticongelantes em sua solução para o limpador de para-brisa ao invés de confiar apenas nas propriedades naturais do vinagre para prevenir a formação de gelo no vidro. Isso porque o congelamento é um grande problema durante o inverno e é uma condição muito perigosa para se dirigir.

Misture 3 xícaras de água (preferencialmente destilada) com 1 colher de chá de detergente, 1 xícara de amônia e 1 xícara de anticongelante não diluído ou metanol. Tenha cuidado ao adicionar a amônia pois seus vapores não são apenas cáusticos, mas também podem ser tóxicos se inalados diretamente. Para verificar se você tem anticongelante o suficiente na mistura, deixe a solução exposta ao frio por uma noite. Se ela congelar, é indicativo de que você precisa de mais anticongelante.

eHow Brasil
×