×
Loading ...

Solução para grama queimada por fertilizante

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O uso excessivo de fertilizantes pode provocar queimaduras em plantas e gramados. Aplicar fertilizantes demais leva as folhas a murcharem e ficarem sem cor ou marrons. Nos estágios seguintes, a grama queimada irá ficar marrom escura, preta e seca. Também podem ser formados focos concentrados dos sais do produto na terra, o que impede a absorção de água pelas plantas. Em alguns casos, esses sais também sugam a água da planta. Existem diversas formas de lidar com esse problema.

Cuide do seu gramado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Água

A água é a primeira linha de defesa contra queimaduras devido ao uso de fertilizantes. A área afetada do gramado deve ser mantida molhada. Levará algum tempo para que os sais sejam diluídos. Você também pode resemear as áreas afetadas, mas essa não é uma solução rápida, pois a grama irá demorar para crescer e se estabelecer.

Loading...

Use grama cortada

A melhor maneira de minimizar as chances de ocorrerem queimaduras por fertilizante é evitar o uso deles. Uma boa opção é usar grama cortada. Quando você apara a grama, deixe as pontas cortadas. Elas são biodegradáveis e vão se decompor e alimentar a grama, pois possuem 80% de água e 10% de fibra e nutrientes. Quando a grama cortada é retirada, rompe-se o crescimento e o ciclo de decomposição no jardim, removendo os nutrientes essenciais. Para os pedaços de grama aparada serem efetivos, eles precisam ser pequenos, ajudando a começar a decomposição rapidamente. Se eles forem muito longos apenas irão cobrir o gramado e sufocar a grama.

Escolhendo o fertilizante correto

Alguns fertilizantes de baixo custo, à base d'água, possuem apenas nitrogênio ou nitrogênio combinado com outros nutrientes. Mas eles também têm mais chances de queimar a grama. Os fertilizantes orgânicos, de liberação lenta, são um pouco mais caros, mas têm menos chance de queimar e são mais resistentes a chuvas. Todos os fertilizantes deveriam ser usados conforme as instruções e espalhados igualmente e com cuidado. Eles não devem ser jogados em cantos. Fertilizar terra seca também não é recomendado.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...