Solução de problemas do Avast

Escrito por jackie lohrey | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O Avast é um popular software para detecção e remoção de vírus. Algumas razões para sua popularidade incluem sua disponibilidade em mais de 30 idiomas e a opção entre uma versão gratuita e uma paga. Enquanto a última oferece remoção automática de vírus e suporte técnico ilimitado, a primeira não o faz. Embora o Avast seja confiável de forma geral, será necessário certo conhecimento em relação às técnicas de solução de problemas para decifrar códigos e mensagens de erro, além de reparar problemas ocasionais.

Outras pessoas estão lendo

Problemas com a instalação e desinstalação

Problemas na instalação frequentemente remetem a um arquivo de download corrompido, a presença de um software antivírus previamente instalado, ou problemas de driver. Um arquivo corrompido pode acontecer devido à interrupção da transmissão de dados durante o processo de download. A interrupção impede que determinada porção do arquivo seja baixada, e o programar se torna incapaz de ser instalado. O Avast gerará o código de erro "Invalid File Signature Error 2000000B" para informar-lhe do problema. Apague o arquivo baixado de seu computador, e baixe o Avast novamente.

Antes de instalá-lo, remova quaisquer programas antivírus que possam estar instalados no computador. Mesmo que não os esteja usando, a presença de outros softwares podem conflituar com e impedir a instalação do Avast.

O Avast requer drivers ODBC (Conectividade de Banco de Dados Aberta, do inglês "Open Database Connectivity") para sua instalação. Uma mensagem de erro informando "Unknown error-Program cannot set property into main storage" significará que nenhum driver ODBC foi encontrado, ou que você necessita atualizar os drivers atualmente na máquina. Localize e baixe os drivers para sua plataforma adequada (Microsoft, Linux ou Mac).

Problemas no processo de escaneamento

Versões mais atuais do Avast têm uma função "Módulo Internet", que automaticamente escaneia os downloads feitos por vírus e Trojans. Ele interromperá o download quando detectá-los em sua biblioteca. É vital manter atualizado o banco de dados do Avast. Atualizações são feitas normal e automaticamente a cada quatro horas com conexão à internet, mas é uma boa ideia visitar a página do Avast semanalmente e realizar uma atualização manual. Acesse "Atualizações de Software" a partir de "Downloads", no menu principal, e siga as instruções da tela.

Se encontrar problemas conectando-se à internet depois que o "Módulo Internet" foi instalado, confira seu firewall. Você deve adicionar duas permissões para permitir o acesso à internet quando o estiver usando. A primeira é uma permissão para acessar a internet através da porta 80, e a segunda uma permissão para agir como um servidor, aceitando conexões de entrada do localhost (sua máquina) através da porta 12080. Acesse o Firewall do Windows pelo Painel de Controle, e selecione "Adicionar uma porta" para configurar as permissões.

Problema na remoção de vírus

Se uma tentativa de remover um vírus trouxer a mensagem de erro "Access Denied", o problema poderá ser o conflito com uma função do Windows chamada "Restauração do Sistema". Desative-a no Windows XP clicando com o botão direito em "Meu Computador", selecionando "Propriedades" e "Propriedades do Sistema". A partir da aba "Restauração do Sistema", clique em "Desativar Restauração do Sistema". No Windows Vista, clique no botão "Iniciar", clique com o botão direito em "Computador", em "Propriedades", "Proteção do Sistema" e "Configurações". Ajuste as configurações para desativar a Restauração do Sistema. Como ela é uma função importante, assegure-se de ativá-la novamente após resolver o problema.

Uma alternativa é tentar corrigir o próprio software. Do "Painel de Controle", clique em "Adicionar ou remover programas" e localize o Avast. Clique no ícone do programa e, então, em "Desinstalar/Alterar" e "Reparar". Siga as instruções na tela para reparar o Avast.

Se a única opção disponível for "Abortar Conexão" quando o Avast detectar um vírus, significa que o vírus não está em seu computador. Isso ocorrerá mais frequentemente quando você estiver navegando pela internet. Cortar a conexão à internet evitará que o vírus seja baixado para seu computador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível