Comportamento

Solução de problemas de carros: fumaça branca do escapamento

Escrito por bonnie conrad | Traduzido por monique monteiro

A fumaça que sai do escapamento do seu carro pode dizer muito sobre o estado do motor, sistema de arrefecimento, transmissão e outras partes do seu carro. Se você ainda não estiver habituado a verificar a fumaça do escapamento, é uma boa ideia verificar de vez em quando. Às vezes, as nuvens de fumaça azul, preto ou branco vindo de seu escapamento serão difíceis de não notar. Outras vezes, a fumaça pode ser um pouco mais sutil e fácil de ignorar.

Outras pessoas estão lendo

Verifique o escapamento

Quando você ligar seu carro, mesmo se tudo parecer estar funcionando normalmente, dedique alguns minutos para caminhar até a parte de trás do veículo e olhar para a fumaça que sai do escapamento. O melhor momento para fazer isso é pela parte da manhã. Problemas de fumaça se manifestam primeiramente quando o motor está frio. Se houver um pequeno problema, você pode não identificar nenhuma fumaça, uma vez que o motor teve tempo suficiente para se aquecer. Como você está examinando a parte de trás de seu carro, use seu nariz, assim como seus olhos. Enfie um dedo no escapamento e sinta o cheiro da descarga. Se a fumaça tiver um cheiro doce ou se você detectar odor de anticongelamento, poderá haver um problema mesmo que você não tenha visto nenhuma fumaça branca.

Fumaça branca

Se vir a fumaça branca saindo do escapamento, aquela fumaça significa que seu carro tem a junta do cabeçote com vazamento ou rachada. Se houver apenas um vazamento na junta, o problema deve ser relativamente fácil e barato de corrigir, mas se o problema for a junta do cabeçote rachada, é provável que a reparação seja muito mais complicada e cara. Se o problema for um vazamento de junta do cabeçote, você verá fumaça branca porque a junta defeituosa está permitindo que o ar e o combustível entrem no sistema de arrefecimento. Como essa mistura queima, a fumaça branca é produzida e sai através de seu escapamento. Se estiver familiarizado com a localização da junta do cabeçote, você mesmo pode verificá-la. Caso contrário, leve o carro para o mecânico e peça que ele verifique os danos da junta .

Outros sinais

Antes de ver a fumaça branca sair do seu escapamento, você pode ter notado outros sinais de problemas. Um dos sinais mais comuns é precisar adicionar água ou refrigerante no seu motor. Em circunstâncias normais, você não deve precisar adicionar nada ao sistema de arrefecimento do seu carro. Se você se encontrar verificando o nível e a adição de fluido regularmente, algo estará errado. Você também pode achar que seu carro tem superaquecido. Este superaquecimento é causado pelo vazamento de líquido de arrefecimento para o combustível e pode se manifestar muito antes de você ver a sua primeira baforada de fumaça branca sair do escapamento.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media