Solução de problemas do GBIC Cisco

Escrito por loren harshbarger | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Solução de problemas do GBIC Cisco
Solucione os problemas do seu GBIC ou mini-GBIC da Cisco (uplink image by martini from Fotolia.com)

Um conversor de interface gigabit (GBIC, Gigabit Interface Converter) é um dispositivo modular que pode ser inserido em um interruptor ou roteador para conectar outros dispositivos de rede ou uplinks ("ligações ascendentes"). A entrada GBIC é versátil, pois você pode comprar GBICs com uma ampla variedade de tipos de conectores. O mini-GBIC, ou Small Form-Factor Pluggable (SFP), tem se tornado muito popular devido ao seu tamanho muito menor, e a maioria dos conselhos de solução de problemas neste artigo se aplicam a ele também.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Comutador Cisco com Cisco IOS versão 12.0 ou maior, com entradas GBIC ou SFP
  • Módulo GBIC ou SFP
  • Computador com software emulador de terminal, como PuTTY ou HyperTerminal (as instruções neste artigo são baseadas no PuTTY)
  • Computador com cabo de console e porta serial de nove pinos (somente para acesso local ao terminal)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Estabelecer uma conexão remota por console ao comutador ou roteador Cisco

  1. 1

    Inicie o software emulador de terminal e digite o endereço IP do seu comutador ou roteador na seção "Host Name" (ou "Endereço de IP"). Pule para a seção 2 caso não conheça o endereço IP do comutador ou prefira conectar-se localmente ao dispositivo.

  2. 2

    Selecione "Telnet" como o tipo de conexão e clique em "Open" (abrir). Por padrão, o comutador ou roteador Cisco usa telnet, mas se a configuração tiver sido mudada para usar SSH, escolha "SSH" como "Connection Type" (tipo de conexão).

  3. 3

    Pressione "Enter" algumas vezes para estabelecer a conexão.

    Estabelecer uma conexão local por console ao switch ou roteador Cisco

  1. 1

    Conecte seu cabo de console à porta "Console" do switch Cisco. (Pule esta seção se já tiver feito uma conexão remota com o dispositivo)

  2. 2

    Conecte a outra ponta do cabo à porta serial de nove pinos do seu computador.

    Solução de problemas do GBIC Cisco
    O conector do canto inferior esquerdo é uma porta serial. Duas filas, nove pinos (port replicator isolated on the white background image by Elnur from Fotolia.com)
  3. 3

    Inicie o software emulador de terminal e escolha "Serial" como "Connection Type".

  4. 4

    Clique em "Open" para estabelecer a conexão. Configure os parâmetros da linha serial se a conexão falhar: Abra a seção da categoria "Serial" e certifique-se de que a "Serial line" é COM1, "baud" é 9600, "Data bits" é 1, "Parity" é "None", "Flow Control" é "XON/XOFF", e tente conectar-se novamente. Dispositivos tais como modems podem usar sua porta COM1, neste caso você deverá configurar a "Serial line" como COM2 ou COM3. O comutador ou roteador pode ter sido configurado para usar uma velocidade de transmissão diferente; neste caso tente estabelecer o valor 4.800, 1.200 ou 19.200.

    Testar o GBIC

  1. 1

    Digite "show interface status" no modo privilegiado do dispositivo Cisco. Certifique-se de que está no modo privilegiado olhando para o prompt de comando. Um "#" no final, como em "Nomedeswitch#", indica o modo privilegiado, enquanto um ">", como em "Nomedeswitch>", indica o modo de execução. Digite "enable" para entrar no modo privilegiado.

  2. 2

    Busque a linha associada ao número de interface do slot GBIC apropriado. A última coluna, "Type", indica o tipo de GBIC que está conectado. Se você ver "No GBIC", isto significa que o dispositivo Cisco não reconhece o GBIC. Isto pode indicar falhas no hardware ou na conexão.

  3. 3

    Remova o GBIC, busque objetos estranhos na entrada, coloque novamente o conversor e verifique novamente.

  4. 4

    Substitua o GBIC e verifique novamente. Se o novo GBIC funcionar, o antigo tem falhas e precisa ser substituído ou não é compatível com este comutador. Os GBICs que não são da Cisco nem sempre funcionarão com comutadores Cisco, e não são recomendados por esta empresa.

  5. 5

    Coloque o GBIC em outro slot GBIC e tente novamente, olhando desta vez na linha da interface nova. Se o GBIC funcionar, então a entrada anterior pode ter falhas e o próprio comutador pode ter defeitos.

  6. 6

    Assegure-se de que o GBIC transmita sinais conectando a ele um cabo Ethernet e conectando a outra ponta em outro comutador. No outro comutador estabeleça um console terminal e execute o comando "show interface status" (exibir status da interface). Verifique se a coluna "Status" indica um estado "connected". Se ambos os comutadores mostrarem um estado "connected", então o GBIC está transmitindo e recebendo dados.

  7. 7

    Verifique se a falha não está na fiação entre os dois comutadores conectando os fios com um GBIC que funcione corretamente ou substituindo-os por outros que funcionem.

Dicas & Advertências

  • Em um comutador Fast Ethernet de 24 portas com duas entradas GBIC, eles estarão etiquetados como G0/1 e G0/2. Em um comutador Gigabit de 48 portas com quatro slots SFP, estes estarão etiquetados como G0/49 a G0/52.
  • Os GBICs podem ser muito difíceis de remover. Aperte as alavancas (uma de cada lado) uma em direção à outra e puxe o GBIC. No caso de um SFP, abaixe a barra e use-a para retirá-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível