Solução de problemas para o PT Cruiser da Chrysler

Escrito por kenny soward | Traduzido por ricardo schweitzer
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Solução de problemas para o PT Cruiser da Chrysler
Identifique os códigos de erro do seu PT Cruiser para resolver problemas (Joe Raedle/Getty Images News/Getty Images)

O PT Cruiser é um carro bonito e popular com formato triangular fabricado pela Chrysler, inspirado pelas vans dos anos 30. Alguns dos problemas mais comuns encontrados no PT Cruiser acontecem quando o veículo está parado com o motor ligado, seja em uma parada durante o trânsito ou apenas quando o ar condicionado está ligado com o carro estacionado. Saber identificar os códigos de erro do PT Cruiser em conjunto com um conhecimento básico de mecânica pode resolver os problemas de seu carro.

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Verifique os códigos de erro do PT Cruiser

Para chegar à raiz do problema, é essencial identificar os códigos de erro reportados pelo computador de bordo.

Para ver os códigos de erro em seu computador de bordo, coloque a chave na ignição e vire até a posição anterior à de início do motor. Desligue o carro e repita essa sequência mais uma vez em um intervalo menor de cinco segundos. Qualquer código de erro existente irá aparecer no odômetro e, se não existirem erros, o odômetro falará "done" ("pronto" em inglês).

Note que alguns códigos irão iniciar com P. Códigos relacionados diretamente aos problemas com motor ligado em parada serão "Error 505, the idle speed air control motor doesn't seem to be working correctly" (Erro 505, o controle de ventilação do motor em parada parece não estar funcionando corretamente) ou "Error 1294, Can't get to target engine speed, check for vacuum leaks and idle speed motor issues" (Erro 1294, não é possível chegar à velocidade desejada no motor. Verifique a existência de vazamentos e problemas de motor em parada). Se qualquer um destes problemas ocorrer, leve seu PT Cruiser até a mecânica autorizada para inspeção do motor.

Se nenhum código de erro relacionado ao motor em parada aparecer, a substituição da vela de ignição pode resolver seus problemas.

Substituindo a vela de ignição

Substituir a vela de ignição do PT Cruiser pode ser feito por qualquer pessoa com um pouco de conhecimento. Comece ajustando a vela para o tamanho .50 com uma ferramenta.

De acordo com as instruções no manual de seu PT Cruiser, retire a cobertura do motor e então os cinco parafusos de 8 mm conectados à parte superior do coletor de entrada de combustível. Remova o tubo EGR com uma chave de boca de 8 mm e uma de 13 mm e desconecte a mangueira de ar do radiador com uma chave de fenda e uma chave de boca de 13 mm, removendo o parafuso que está localizado abaixo da área de torque.

Desenrosque a parte superior do coletor e mantenha-na fora do caminho utilizando um pedaço de madeira ou outro objeto qualquer, assegurando-se que o tubo de extensão esteja conectado ao tubo EGR localizado na parte traseira do coletor superior (o coletor superior precisa ser deslocado para frente ao ser substituído para evitar danos ao tanque de combustível). Também existem fios, sensores e mangueiras a vácuo, que não podem ser danificados, presos ao coletor superior.

Torça e puxe a cobertura das velas e use uma chave de vela de 5/8 com extensão de 3 polegadas (7,5 cm) para retirá-las da base. Use alicates para remover os plugues antigos. Antes de colocar as novas velas, aplique um spray de lubrificante antiabrasivo na entrada. Se a fiação das velas estiver com mais de 3 anos de uso ou 95 mil km, ela também deve ser substituída.

Coloque as novas velas de ignição com cuidado e torça-as na base com firmeza. Antes de recolocar o coletor superior, limpe-o com um pano com um pouco de detergente para retirar qualquer excesso de óleo. Monte o motor conforme o desmontou antes.

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