Uma das linhas mais notáveis da Kawasaki de motocicletas de passeio, a marca Vulcan existe desde os anos 80, com a Vulcan 750 cc lançada como um dos primeiros modelos em 1986. Embora a Kawasaki tenha descontinuado este modelo em 2006, a empresa ainda oferece manuais do proprietário e informações de serviço para esta moto duradoura em seu site. No manual da Vulcan 750, os proprietários podem encontrar informações específicas para solução de problemas e dicas de reparo menores referentes ao sistema elétrico da motocicleta.
Instruções
-
Opere o arranque elétrico. Se o motor não ligar, provavelmente algo está errado com o sistema elétrico.
-
Verifique se o interruptor de parada do motor, localizado no guidão direito, está na posição "RUN". Caso contrário, o motor de arranque não funciona.
-
Verifique se a embreagem está engatada e se a transmissão está em ponto morto.
-
Desaperte e retire a tampa esquerda da Vulcan 750 para acessar o fusível principal, localizado abaixo do assento da moto, usando uma chave inglesa. Remova cuidadosamente o fusível com um par de alicates.
-
Inspecione a condição do fusível. Se a ligação no centro do fusível estiver quebrada, ela fundiu-se. Substitua por um fusível novo de 30 ampères e coloque novamente a tampa esquerda.
-
Tente o arranque elétrico mais uma vez. Se o motor de arranque ainda não funcionar, o sistema elétrico ainda está falho. Verifique a bateria.
Consertos rápidos
-
Retire os parafusos e remova o assento da Vulcan 750 para acessar a caixa da bateria e a própria bateria.
-
Desaperte o parafuso de fixação da placa da bateria e remova esta placa.
-
Desconecte o fio terminal negativo (-) primeiro e depois terminal positivo (+).
-
Retire com cuidado a bateria da caixa.
-
Inspecione os terminais da bateria. Raspe qualquer corrosão com uma escova de cerdas metálicas.
-
Limpe qualquer acúmulo ou restos dos terminais da bateria usando uma solução de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 1 xícara de água. Seque bem os terminais com um pano limpo.
-
Substitua a bateria por uma nova de 12 volts, 14 ampères-hora se a original estiver fortemente corroída ou danificada.
-
Carregue totalmente a bateria usando separadamente um carregador de bateria alimentado por 12 volts.
-
Devolva a bateria à caixa, desta vez conectando o fio ao terminal positivo (+) em primeiro lugar e depois ao terminal negativo (-).
-
Cubra os terminais da bateria com uma fina camada de graxa dielétrica. Reinstale a placa de fixação da bateria e o assento da Vulcan 750.
-
Opere o arranque elétrico. Leve a moto em uma loja para uma inspeção mais aprofundada se o motor de arranque e sistema elétrico ainda não funcionar.