Mais
×

Como solucionar problemas da calculadora da Texas Instruments

Atualizado em 20 julho, 2017

As calculadoras gráficas da Texas Instruments são usadas com frequência em escolas e universidades americanas. São equipamentos portáteis que funcionam com pilhas AAA e possuem tela de LCD para processar gráficos e outros auxílios para operações matemáticas. As calculadoras TI são geralmente mais estáveis que os PCs domésticos para a execução de sistemas operacionais complexos, mas ainda podem ocorrer problemas, desde perda de memória à corrupção do sistema operacional. A menos que a sua calculadora esteja realmente quebrada, umas poucas etapas para consertar defeitos simples corrigirão quase todos os problemas que podem ocorrer durante o uso normal.

Instruções

Resolva problemas da sua calculadora da Texas Instruments com alguns procedimentos simples (calculator image by Adkok from Fotolia.com)
  1. Ajuste o contraste da tela de LCD como um primeiro passo, se a calculadora não ligar corretamente, ou se a qualquer momento a tela estiver em branco ou totalmente preta quando a calculadora estiver ligada. Para os números modelos inferiores ao TI-89, pressione a tecla "2nd", então, pressione e segure a tecla de seta para cima (para telas em branco) ou a tecla de seta para baixo (para telas pretas) até o conteúdo da tela ficar novamente visível. Para TI-89 e TI-92, pressione a tecla "diamond", em seguida, pressione e segure a tecla "+" ou "-" para ajustar o contraste.

  2. Substitua as pilhas se a calculadora não ligar corretamente e o ajuste do contraste não tiver corrigido o problema. Se a calculadora perde a memória com frequência (que pode ser notificada como "RAM cleared"), substitua a bateria de lítio redonda também; ela mantém a energia para os bancos de memória enquanto a calculadora é desligada. Esta memória será perdida se a bateria estiver descarregada. Ajuste o contraste como na etapa 1 depois de substituir as pilhas.

  3. Redefina a memória da calculadora em situações em que a interface do equipamento pareça funcionar corretamente, porém aparecem dados ou resultados inesperados. Muitas funções complexas do equipamento podem usar dados que sobraram de utilizações anteriores, e a limpeza da memória RAM limpará quaisquer valores residuais e o possibilitará começar do zero. Para os modelos TI-83 Plus e TI-84 Plus, retire uma das baterias AAA e, em seguida, mantenha pressionada a tecla "Clear" enquanto liga a calculadora. Em uma TI-85, TI 86, ou TI-89, redefina a memória no menu correspondente, pressione a tecla "2nd", em seguida, a tecla "Mem", para acessá-la. Para a maioria dos modelos abaixo do TI-89, remova uma bateria AAA e mantenha pressionada a tecla "On" por 20 segundos antes de substituir a bateria. Todos os dados na calculadora serão perdidos. Então, se possível, faça o backup de todos os programas ou de outros dados que você precisa manter por meio de um cabo de conectividade TI, antes de limpar a memória RAM. Se qualquer um desses métodos não funcionar, remova todas as baterias, incluindo a de lítio redonda, por 5 minutos.

  4. Reinstale o sistema operacional da calculadora a partir de um PC usando um cabo de conectividade TI se suspeitar que o software da calculadora esteja corrompido. Esta também é a conduta adequada no caso de aparecer uma mensagem indicando que a calculadora está esperando a instalação do código, ou se o equipamento está travado em um processo de desfragmentação.

  5. Verifique se há danos físicos na calculadora, preste atenção à porta de dados. Objetos estranhos nesse local são a causa de um problema conhecido que faz com que alguns modelos respondam lentamente ao pressionar as teclas.

O que você precisa

  • Cabo de conectividade TI (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article