×
Loading ...

Como solucionar problemas de uma câmara frigorífica com um ventilador que não está funcionando

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma câmara frigorífica permite o armazenamento de grandes quantidades de itens congelados. Esses eletrodomésticos utilizam ventiladores durante o ciclo de degelo para evitar que as unidades condensadoras congelem quando o gelo derreter sobre elas. Se os ventiladores não estão funcionando, a função do sistema de degelo irá falhar. Antes de chamar um técnico para consertar sua câmara frigorífica, é possível consertar um ventilador que não está funcionando por conta própria.

Instruções

Um ventilador quebrado irá acumular gelo nas bobinas de câmaras frigoríficas (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Procure por sinais de congelamento na serpentina do evaporador se as temperaturas estiverem superiores à -6 ºC, pois essa é a temperatura em que há a ativação do ventilador para impedir que a água congele novamente. Se houver sinais de congelamento, o interruptor de controle do ciclo do ventilador pode estar quebrado.

    Loading...
  2. Desligue a câmara frigorífica e retire-a da tomada. Caso não realize esse procedimento, há o risco de provocar um choque elétrico durante solução do problemas.

  3. Examine as conexões da fiação dos motores dos ventiladores que se conectam ao interruptor do temporizador e aos motores. Procure por danos visíveis como rompimentos ou arqueamentos das fiações.

  4. Desconecte a fiação do motor do ventilador utilizando as chaves de fenda. Configure o multímetro para testar a resistência em ohms e coloque as pontas de prova nos terminais do motor. Se a leitura indicar um zero sem nenhuma atividade, o motor do ventilador pode ter sofrido um curto-circuito.

  5. Inspecione os interruptores do temporizador para garantir que estão na posição aberta. Quando o termostato atingir a temperatura programada, as chaves devem fechar e sinalizar ao ventilador para que comece a operar.

  6. Verifique o termostato para certificar-se de que ele apresenta continuidade, como realizado no passo 4. Caso tenha sofrido um curto-circuito, o termostato não será capaz de sinalizar o momento correto para o acionamento dos ventiladores.

Loading...

O que você precisa

  • Multímetro
  • Chave de fenda ou Phillips

Referências

Loading ...
Loading ...