×
Loading ...

Como solucionar problemas de pontos perdidos em uma máquina de costura

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Pontos falhos, também conhecidos como pontos pulados, são um problema comum em máquinas de costura. Durante o processo, a agulha abaixa e penetra no tecido, navega até seu ponto mais baixo, forma um laço e o gancho (lançadeira) carrega a linha para cima, formando um ponto. Pontos falhos ocorrem quando o gancho passa por fora do laço ao invés de por dentro. Felizmente, esse problema não é nada alarmante e pode ser solucionado em alguns passos.

Instruções

Você pode resolver pontos falhos sem a ajuda de um profissional (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha a agulha apropriada para o tipo de tecido a ser costurado. Por exemplo, escolha uma ponta-bola para costurar tecidos de jersey e elastano, isso reduz o efeito de curvamento da agulha ao penetrar o tecido. Além disso, quanto mais delicado o material (como tecidos de elastano), mais fina a agulha da máquina deve ser.

    Loading...
  2. Escolha uma linha suave e de boa qualidade para prevenir pontos falhos. Quanto mais fina a linha for, haverá menos força no deslocamento da agulha e linha ao navegarem pelo tecido.

  3. Inspecione a agulha para certificar-se de que não esteja torta ou cega. Com cuidado, passe a ponta do dedo pela ponta da agulha e sinta se está afiada ou não. Se estiver torta ou cega troque-a, girando o parafuso que a segura no sentido anti-horário com a chave de fenda. Isto é, gire o parafuso em sua direção de modo que a marcação vertical da roda aponte para cima e substitua a agulha por uma nova. A parte lisa da agulha deve estar voltada para a parte traseira da máquina, aperte o parafuso girando-o em sentido horário. Novamente, a roda deve ser girada em sua direção, de modo que a marcação vertical aponte para cima.

  4. Verifique se há acúmulo de poeira em baixo da placa da agulha. Desligue e tire a máquina da tomada, levante a alavanca da agulha (a parte em formato de "L", localizada na parte de trás), afrouxe o pé de costura e o parafuso de fixação da agulha. Remova a placa, segurando um lado e deslizando em sua direção. Use uma escova de limpeza pequena para remover o pó e outros resíduos e, então, reponha e aperte os parafusos.

Loading...

Aviso

  • Para evitar choques elétricos, sempre tire da tomada a máquina antes de realizar qualquer manutenção, como limpezas. Ao trocar a agulha, não é necessário tirar da tomada, desligá-la é suficiente para evitar acidentes.

O que você precisa

  • Agulha para máquina
  • Linha
  • Chave de fenda
  • Escova

Referências

Loading ...
Loading ...