Como solucionar problemas de um sensor MAP

Escrito por dan ferrell | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como solucionar problemas de um sensor MAP
O sensor MAP ajuda a controlar o uso de combustível (luxury car - model toy car image by alma_sacra from Fotolia.com)

O sensor Manifold Absolute Pressure (MAP) do seu motor deve ser o culpado se você ainda tiver problemas de quilometragem ruim após um ajuste. Um sensor MAP compara continuamente a pressão atmosférica absoluta no coletor de admissão de vácuo e envia o sinal de tensão adequado para o computador do veículo. Este, então, decide se deve aumentar ou diminuir o fornecimento de combustível ao motor e conforme for, ajusta o avanço de ignição. Um sensor MAP ruim envia um sinal errado para o computador, o que pode interromper o consumo de combustível e comprometer o desempenho geral do motor. Porém, com esses passos simples, você será capaz de determinar se o sensor MAP do seu veículo está esgotado.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Voltímetro ou tacômetro
  • Bomba de vácuo manual

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Localize o sensor MAP ao longo do firewall (parede anti-chamas que fica entre o motor e o painel do carro) ou no compartimento do motor no lado do passageiro.

  2. 2

    Verifique se a mangueira do vácuo está ligada ao sensor e se ela está em boas condições e livre de obstruções. Certifique-se de que não há fios soltos e que o conector elétrico do sensor está em boa forma.

  3. 3

    Determine que tipo de sensor MAP está instalado no seu veículo: tipo de voltagem ou de frequência. Se você não tem o tipo de voltagem, precisará usar um voltímetro para esse teste. Se é um tipo de frequência, deverá ser usado um tacômetro. Consulte o manual de serviço do veículo se não tiver certeza de que tipo você tem.

  4. 4

    Desligue o conector elétrico do sensor MAP e gire a chave de ignição, mas sem ligar o motor. Com um voltímetro, meça a voltagem de referência tocando o fio condutor positivo de referência com o condutor positivo e o fio condutor negativo ao fio terra preto, que é a extremidade do conector do computador. Se a voltagem de referência -- cerca de 5 volts -- está fora das especificações, você deve ter encontrado a fonte do problema. Volte a ligar o sensor MAP e desligar a chave de ignição. Leve o veículo a um profissional para mais testes.

  5. 5

    Anexe o voltímetro ou tacômetro ao fio da sonda negativa terra (preta) e a sonda positiva ao fio de sinal. O conector do sensor deve ser plugado. O terceiro fio -- o fio de referência -- produz um sinal de 5 volts somente. Consulte o diagrama no manual de serviço do seu veículo, caso necessário. Talvez seja desejável inserir pinos nos fios para ligar as sondas para esse teste.

  6. 6

    Desligue a mangueira de vácuo do sensor MAP e anexe uma bomba de vácuo manual.

  7. 7

    Gire e ligue a chave de ignição, mas não ligue o motor.

  8. 8

    Leia a voltagem ou rpm. Com zero centímetros de mercúrio (em hectogramas) de vácuo, você deve obter em torno de 4,5 e 5 volts, ou entre 300 e 320 rpm.

  9. 9

    Aplique 5 hectogramas de vácuo. Você deve estar lendo agora cerca de 3,75 volts, ou entre 275 e 295 rpm.

  10. 10

    Aplique 20 Hg de vácuo agora. Desta vez você deve estar lendo cerca de 1,1 volts, ou entre 200 e 215 rpm. Compare suas leitura com as especificações do manual de serviço do veículo. Se os valores estiverem fora da especificação, substitua o sensor MAP.

Dicas & Advertências

  • Consulte o diagrama de fiação no manual de serviços para localizar facilmente componentes e identificar fios do seu veículo. Você pode comprar um manual de serviços para o veículo na maioria das lojas de peças automotivas ou consultar de graça na maioria das bibliotecas públicas.
  • Se você não tem ou não pode se dar ao luxo de comprar uma bomba de vácuo ou um tacômetro, é possível alugar um em uma grande auto peças ou loja de aluguel de equipamentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível