Como solucionar problemas no sistema de arrefecimento em um VW Passat

Escrito por ehow contributor | Traduzido por erica priscila de souza
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Como solucionar problemas no sistema de arrefecimento em um VW Passat
Solucionando problemas no sistema de arrefecimento (motor image by Petr Efremov from Fotolia.com)

Para identificar problemas no sistema de arrefecimento, é importante compreender como ele funciona. Simplificando, o fluido de arrefecimento pega o calor quando passa pelo motor e libera no radiador. Ele trabalha circulando o fluido, contendo-o ou controlando a sua temperatura. Para resolver os problemas de arrefecimento em um VW Passat, deve-se inspecionar os dispositivos do sistema de arrefecimento. Realize as etapas seguintes junto com um mecânico.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

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    Veja se sua bomba d'água está vazando. A bomba d'água bombeia o fluido através do radiador, motor e aquecedor. Um cheiro fraco de fluido ou gotas dele sob seu Passat após ter ficado estacionado brevemente são sinais de que a bomba d'água está vazando.

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    Procure por mangueiras rachadas, quebradas, que estejam vazando ou ressecadas. Inspecione as mangueiras superior e inferior do radiador, do aquecedor, as mangueiras de desvio e as de arrefecimento do motor. As mangueiras superiores medem cerca de 5 centímetros de largura e levam o fluido do radiador ao motor. Se as mangueiras estiverem danificadas, podem causar problemas no sistema de arrefecimento.

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    Verifique a quantidade de fluido de arrefecimento. O superaquecimento e outros problemas de arrefecimento podem resultar em níveis baixos de fluido de arrefecimento. Neste caso, coloque mais fluido de vida prolongada no reservatório. Use uma marca que seja recomendada para 5 anos ou 150.000 quilômetros de uso, tanto nos motores de quatro cilindros quanto nos de seis.

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    Drene e lave o sistema de arrefecimento para identificar problemas. Descarte o fluido em local adequado, pois seu cheiro doce e cor brilhante atrai animais e crianças pequenas e sua ingestão pode ser fatal.

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    Inspecione a tampa do radiador e verifique se há sinais de desgaste. Por exemplo, uma tampa danificada pode deixar vazar o fluido. Peça a um mecânico para utilizar um testador de pressão ou um adaptador para inspecionar se a tampa aguenta a pressão especificada. Se a tampa estiver com defeito, substitua-a imediatamente.

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    Lave e esfregue suavemente a frente de seu radiador. Quando você dirige, sujeira, pedras, folhas e outros detritos são sugados pelas aberturas de seu radiador e essa sujeira pode causar um superaquecimento. Limpe-o com água e sabão, uma escova de nylon macia e enxágue com uma mangueira.

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    Veja se o termostato está funcionando corretamente. Veja se as leituras não estão oscilando demasiadamente ou constantemente baixas. O termostato, que é uma válvula com uma mola que reage à temperatura do fluido de arrefecimento, geralmente pode ser encontrado no interior da caixa que fica ao lado da mangueira superior do radiador.

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