Como solucionar problemas de sobreaquecimento em um Honda Civic

Escrito por john stevens | Traduzido por thiago andre scarani
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Como solucionar problemas de sobreaquecimento em um Honda Civic
O Civic utiliza um sistema de arrefecimento selado (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)

O sistema de arrefecimento do Honda Civic é selado, o que significa que ele usa a pressão para aumentar o ponto de vaporização do fluido do radiador. Conforme o motor trabalha, o fluido circula por ele. A maior parte dos problemas de sobreaquecimento nesses carros se deve a problemas de vedação, vazamentos e componentes desgastados.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Medidor de pressão de radiador

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Instruções

  1. 1

    Espere até que o motor esfrie, tire a tampa do radiador e verifique o nível do fluido, que deve estar a cerca de 2,5 cm de seu topo. Adicione mais fluido se for necessário.

  2. 2

    Inspecione o sistema de arrefecimento visualmente, procurando por sinais de vazamentos. Mesmo um pequeno vazamento pode acabar levando a um sobreaquecimento, pois, ainda que lentamente, o nível do fluido ficará abaixo do mínimo necessário. Inspecione as mangueiras superior e inferior do radiador, as junções que ficam ao redor da bomba d'água, o joelho do termostato e o radiador em si.

  3. 3

    Pressurize o sistema de arrefecimento com um medidor de pressão de radiador e procure por vazamentos de fluido. O medidor de pressão deve ser colocado no lugar da tampa. Ele possui uma bomba e um medidor. Conforme a bomba trabalha, o ar enche o radiador e o medidor mostrará a pressão que está sendo aplicada. Aplique cerca de 15 libras por polegada quadrada (psi) de ar no radiador e, se ele perder pressão rapidamente, procure por vazamentos.

  4. 4

    Verifique se há fluido de arrefecimento no cárter. Puxe a vareta de óleo do motor e verifique o óleo em sua ponta. Se houver fluido de radiador, será possível ver bolhas no óleo. Neste caso, o cabeçote do motor deve ser removido e sua junta, substituída. Se o problema continuar, você deve procurar por rachaduras no bloco ou no cabeçote do motor.

  5. 5

    Verifique se há vazamentos de combustão no sistema de arrefecimento se não encontrar sinais de fluido no cárter. Aplique aproximadamente 15 psi com o medidor de pressão, ligue o motor e verifique a medição. Se a agulha se mexer de forma errática, tire os cabos de vela um a um e observe se a leitura fica estável. Se ela estabilizar, a combustão daquele cilindro está vazando para o sistema de arrefecimento e será necessário substituir a junta do cabeçote.

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    Verifique o ponto de liberação de pressão da tampa do radiador, usando o medidor de pressão. Por questões de segurança, a tampa do radiador aliviará a pressão do sistema se ela estiver acima de um certo nível. Se este mecanismo de alívio estiver funcionando em pressões abaixo do especificado, o carro sobreaquecerá. A bomba do medidor de pressão deve ser encaixada na face de dentro da tampa. Aplique pressão rapidamente, note a leitura do medidor no ponto em que ela alivia a pressão e compare esta pressão com a especificação da tampa. Essa especificação varia de acordo com o tamanho do radiador e, como a Honda não usa o mesmo radiador em todos os modelos de Civic, suas tampas são diferentes. Há uma marcação na tampa que indica a pressão especificada. Se a tampa estiver fora dessa especificação, substitua-a.

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