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Como solucionar problemas de sobreaquecimento em um Honda Civic

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O sistema de arrefecimento do Honda Civic é selado, o que significa que ele usa a pressão para aumentar o ponto de vaporização do fluido do radiador. Conforme o motor trabalha, o fluido circula por ele. A maior parte dos problemas de sobreaquecimento nesses carros se deve a problemas de vedação, vazamentos e componentes desgastados.

Instruções

O Civic utiliza um sistema de arrefecimento selado (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)
  1. Espere até que o motor esfrie, tire a tampa do radiador e verifique o nível do fluido, que deve estar a cerca de 2,5 cm de seu topo. Adicione mais fluido se for necessário.

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  2. Inspecione o sistema de arrefecimento visualmente, procurando por sinais de vazamentos. Mesmo um pequeno vazamento pode acabar levando a um sobreaquecimento, pois, ainda que lentamente, o nível do fluido ficará abaixo do mínimo necessário. Inspecione as mangueiras superior e inferior do radiador, as junções que ficam ao redor da bomba d'água, o joelho do termostato e o radiador em si.

  3. Pressurize o sistema de arrefecimento com um medidor de pressão de radiador e procure por vazamentos de fluido. O medidor de pressão deve ser colocado no lugar da tampa. Ele possui uma bomba e um medidor. Conforme a bomba trabalha, o ar enche o radiador e o medidor mostrará a pressão que está sendo aplicada. Aplique cerca de 15 libras por polegada quadrada (psi) de ar no radiador e, se ele perder pressão rapidamente, procure por vazamentos.

  4. Verifique se há fluido de arrefecimento no cárter. Puxe a vareta de óleo do motor e verifique o óleo em sua ponta. Se houver fluido de radiador, será possível ver bolhas no óleo. Neste caso, o cabeçote do motor deve ser removido e sua junta, substituída. Se o problema continuar, você deve procurar por rachaduras no bloco ou no cabeçote do motor.

  5. Verifique se há vazamentos de combustão no sistema de arrefecimento se não encontrar sinais de fluido no cárter. Aplique aproximadamente 15 psi com o medidor de pressão, ligue o motor e verifique a medição. Se a agulha se mexer de forma errática, tire os cabos de vela um a um e observe se a leitura fica estável. Se ela estabilizar, a combustão daquele cilindro está vazando para o sistema de arrefecimento e será necessário substituir a junta do cabeçote.

  6. Verifique o ponto de liberação de pressão da tampa do radiador, usando o medidor de pressão. Por questões de segurança, a tampa do radiador aliviará a pressão do sistema se ela estiver acima de um certo nível. Se este mecanismo de alívio estiver funcionando em pressões abaixo do especificado, o carro sobreaquecerá. A bomba do medidor de pressão deve ser encaixada na face de dentro da tampa. Aplique pressão rapidamente, note a leitura do medidor no ponto em que ela alivia a pressão e compare esta pressão com a especificação da tampa. Essa especificação varia de acordo com o tamanho do radiador e, como a Honda não usa o mesmo radiador em todos os modelos de Civic, suas tampas são diferentes. Há uma marcação na tampa que indica a pressão especificada. Se a tampa estiver fora dessa especificação, substitua-a.

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O que você precisa

  • Medidor de pressão de radiador

Referências

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