Como solucionar os problemas das travas de portas elétricas

Escrito por dan ferrell | Traduzido por jose airton almeida neto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como solucionar os problemas das travas de portas elétricas
Carro. (carro image by Joel Calheiros from Fotolia.com)

Hoje em dia, muitos veículos utilizam a conveniência das portas com travas elétricas, um sistema de segurança que inclui um solenóide ou um motor para mover um mecanismo de trava e destrava. O sistema é bastante confiável, mas está sujeito ao desgaste assim como as demais partes do veículo. Os fabricantes de carros utilizam configurações de acionamento de trava diferentes, de sistemas anti-roubo simples aos mais sofisticados, dependendo do modelo do veículo. Aqui disponibilizaremos um procedimento padrão para solucionar os problemas dos circuitos das travas elétricas das portas. Com o mínimo de conhecimento em eletrônica ou com um desejo em aprender os procedimentos das soluções de problemas, estas etapas lhe ajudarão a identificar e consertar qualquer problema no acionamento das travas no seu veículo. Então, vamos começar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Multímetro.

Lista completaMinimizar

Instruções

    Etapas

  1. 1

    Confira os fusíveis e os disjuntores, principalmente se nenhum dos acionamentos das travas das portas funcionarem.

  2. 2

    Trave e destrave as portas com o interruptor de acionamento das mesmas, ouvindo enquanto isso um som característico vindo do alternamento do interruptor. Se não ouvir o barulho, vá para a próxima etapa. Se conseguir ouvir, vá para a etapa 7.

  3. 3

    Retire o interruptor de acionamento da porta e verifique a voltagem no interruptor usando um voltímetro. Em alguns modelos você talvez terá que remover a parte externa ou a porta do painel primeiro. Se não houver voltagem, vá para a etapa 4. Se houver, vá para a 5.

  4. 4

    Faça a inspeção do fio que sai do interruptor para o painel do fusível e procure por uma abertura ou fechamento.

  5. 5

    Verifique se há continuidade usando um multímetro. Se não houver troque o interruptor. Caso haja, vá para a próxima etapa.

  6. 6

    Verifique os fios que saem do interruptor para o relé e certifique-se que haja continuidade e boas conexões em ambas as pontas. Conserte qualquer fechamento ou abertura e teste novamente.

  7. 7

    Teste o acionamento do relé para ter certeza se está recebendo a voltagem do interruptor e funcionando adequadamente. Verifique o aterramento também. Se o relé estiver recebendo a voltagem mas a voltagem não estiver saindo, substitua o relé. Se estiver saindo do relé, vá para a próxima etapa.

  8. 8

    Remova o painel da porta com o acionamento falho da trava no caso de não ter removido até então.

  9. 9

    Acione o interruptor nas posições de trava e destrava enquanto verifica os fios de voltagem e do solenóide. Se não houver voltagem alimentando o solenóide, vá para a próxima etapa. Se houver, substitua.

  10. 10

    Verifique os fios entre o solenóide e o relé. Conserte qualquer abertura ou fechamento e teste novamente.

Dicas & Advertências

  • Seria bom ter em mãos o diagrama de fiação das travas das portas elétricas do seu veículo, assim você solucionaria os problemas do circuito localizando e identificando facilmente os fios e componentes. A maioria dos manuais de serviço dos veículos vem com diagramas de fiação para os diferentes sistemas elétricos. Você pode comprar o manual de serviço do veículo na maior parte das lojas de automóveis ou consultar um gratuitamente em bibliotecas públicas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível