Como solucionar o travamento do mouse do seu PC

Escrito por kim linton | Traduzido por philipe oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como solucionar o travamento do mouse do seu PC
Determinar a causa do travamento do mouse do computador pode ser frustrante

Determinar a causa do travamento do mouse pode ser um processo difícil e demorado. É muito frustrante tentar mover o mouse e perceber que nada está acontecendo na tela, o cursor não responde e, às vezes, todo o sistema está em um estado de suspensão. Os novos dispositivos ópticos e sem fio parecem estar mais propensos a essa falha. Questões como memória insuficiente, conflitos entre programas e falhas de hardware podem causar problemas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Outro computador e mouse
  • Driver do mouse
  • Tufos de algodão
  • Cotonetes
  • Álcool

Lista completaMinimizar

Instruções

    Limpando o mouse

  1. 1

    Para os modelos de mouses padrões que usam trackball, desconecte o mouse, vire-o de cabeça para baixo e, então, remova o anel da parte inferior girando-o no sentido anti-horário. Remova a trackball que se encontra dentro do mouse.

  2. 2

    Limpe a trackball com água morna e seque cuidadosamente. Limpe os roletes no interior do mouse com um cotonete embebido com álcool. Recoloque a trackball e recoloque o anel no mouse.

  3. 3

    Faça a limpeza externa do mouse com um tufo de algodão com álcool. Para mouses com a tecnologia óptica ou wireless, limpe com um pano úmido a parte inferior do mouse e a superfície onde o mouse é utilizado.

    Solucionando problemas de hardware

  1. 1

    Verifique se o mouse está conectado corretamente. O conector será USB ou PS/2. Um conector PS/2 possui uma cor padrão verde e só pode ser inserido numa certa posição. Verifique se existem pinos tortos, quebrados ou danificados e, em seguida, conecte-o com cuidado, certificando-se que a conexão está corretamente efetuada. Reinicie o computador.

  2. 2

    Conecte o mouse em outro computador e reinicie o mesmo. Se o mouse operar normalmente depois de conectá-lo em outro computador, o problema está no computador ou no sistema operacional. Por outro lado, tente também testar um mouse diferente no seu PC, caso funcione normalmente, provavelmente o problema estará no mouse.

  3. 3

    Experimente outra porta USB. Às vezes, o congelamento do mouse ocorre se o mesmo for conectado a um hub USB. Conecte-o diretamente a uma das portas USB do seu PC e tente, também, portas diferentes até encontrar uma que funcione.

  4. 4

    Troque as baterias. Caso você utilize um mouse wireless, substitua as baterias velhas, por novas. Teste com outros mouse pads, algumas vezes, superfícies imperfeitas interferem no funcionamento do mouse wireless/óptico.

  5. 5

    Instale mais memória RAM. Se o seu PC não possuir memória suficiente, o mouse poderá travar quando você estiver executando aplicativos que exijam alto poder de processamento. Instalar mais memória RAM ajudará seu computador a trabalhar mais eficientemente.

    Resolvendo problemas de software

  1. 1

    Verifique se há conflitos de dispositivos. Quando você instala um outro dispositivo em seu computador, por vezes esse pode entrar em conflito com o mouse do PC. Remova qualquer novo hardware e drivers que você possa ter instalado, em seguida, reinicie o computador.

  2. 2

    Reinstale os drivers do mouse. No Windows, abra o "Painel de Controle" e "Sistema". Selecione a guia "Gerenciador de Dispositivos", em seguida, desça a janela e selecione o seu mouse. Desinstale os drivers que estão listados. Desconecte o mouse e reinicie o PC. Conecte o mouse de volta e reinicie o sistema. Permita que o Windows reinstale os drivers se forem solicitados.

  3. 3

    Remova possíveis vírus. O mouse do computador travando, ou outros problemas mais sérios, podem ser causados por algum vírus que esteja prejudicando seu sistema. Configure seu programa antivírus para executar uma varredura completa. Lembre-se de atualizar com frequência as definições de vírus.

  4. 4

    Desligue a aceleração de vídeo. Com frequência a aceleração de vídeo pode ocasionar o travamento do mouse. Vá em "Painel de Controle", clique em "Exibir", e depois "Alterar Configurações de exibição". Clique no botão "Configurações avançadas", e então na aba "Desempenho". Defina o controle deslizante aceleração para "Nenhum", depois reinicie o computador. Repita o processo e mova a barra de aceleração até o máximo sem que seu mouse trave.

Dicas & Advertências

  • Ficar plugando e desplugando os conectores PS/2 pode levar a pinos tortos ou quebrados. Retire o mouse do PC apenas quando necessário.
  • Nunca molhe ou deixe cair líquidos em mouses ópticos ou wireless. Seque qualquer gota de líquido que tenha respingado imediatamente, evitando danos ao equipamento. Por fim, nunca use o mouse em superfícies úmidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível