Mais
×

Como solucionar o travamento do mouse do seu PC

Atualizado em 20 julho, 2017

Determinar a causa do travamento do mouse pode ser um processo difícil e demorado. É muito frustrante tentar mover o mouse e perceber que nada está acontecendo na tela, o cursor não responde e, às vezes, todo o sistema está em um estado de suspensão. Os novos dispositivos ópticos e sem fio parecem estar mais propensos a essa falha. Questões como memória insuficiente, conflitos entre programas e falhas de hardware podem causar problemas.

Instruções

Determinar a causa do travamento do mouse do computador pode ser frustrante

    Limpando o mouse

  1. Para os modelos de mouses padrões que usam trackball, desconecte o mouse, vire-o de cabeça para baixo e, então, remova o anel da parte inferior girando-o no sentido anti-horário. Remova a trackball que se encontra dentro do mouse.

  2. Limpe a trackball com água morna e seque cuidadosamente. Limpe os roletes no interior do mouse com um cotonete embebido com álcool. Recoloque a trackball e recoloque o anel no mouse.

  3. Faça a limpeza externa do mouse com um tufo de algodão com álcool. Para mouses com a tecnologia óptica ou wireless, limpe com um pano úmido a parte inferior do mouse e a superfície onde o mouse é utilizado.

    Solucionando problemas de hardware

  1. Verifique se o mouse está conectado corretamente. O conector será USB ou PS/2. Um conector PS/2 possui uma cor padrão verde e só pode ser inserido numa certa posição. Verifique se existem pinos tortos, quebrados ou danificados e, em seguida, conecte-o com cuidado, certificando-se que a conexão está corretamente efetuada. Reinicie o computador.

  2. Conecte o mouse em outro computador e reinicie o mesmo. Se o mouse operar normalmente depois de conectá-lo em outro computador, o problema está no computador ou no sistema operacional. Por outro lado, tente também testar um mouse diferente no seu PC, caso funcione normalmente, provavelmente o problema estará no mouse.

  3. Experimente outra porta USB. Às vezes, o congelamento do mouse ocorre se o mesmo for conectado a um hub USB. Conecte-o diretamente a uma das portas USB do seu PC e tente, também, portas diferentes até encontrar uma que funcione.

  4. Troque as baterias. Caso você utilize um mouse wireless, substitua as baterias velhas, por novas. Teste com outros mouse pads, algumas vezes, superfícies imperfeitas interferem no funcionamento do mouse wireless/óptico.

  5. Instale mais memória RAM. Se o seu PC não possuir memória suficiente, o mouse poderá travar quando você estiver executando aplicativos que exijam alto poder de processamento. Instalar mais memória RAM ajudará seu computador a trabalhar mais eficientemente.

    Resolvendo problemas de software

  1. Verifique se há conflitos de dispositivos. Quando você instala um outro dispositivo em seu computador, por vezes esse pode entrar em conflito com o mouse do PC. Remova qualquer novo hardware e drivers que você possa ter instalado, em seguida, reinicie o computador.

  2. Reinstale os drivers do mouse. No Windows, abra o "Painel de Controle" e "Sistema". Selecione a guia "Gerenciador de Dispositivos", em seguida, desça a janela e selecione o seu mouse. Desinstale os drivers que estão listados. Desconecte o mouse e reinicie o PC. Conecte o mouse de volta e reinicie o sistema. Permita que o Windows reinstale os drivers se forem solicitados.

  3. Remova possíveis vírus. O mouse do computador travando, ou outros problemas mais sérios, podem ser causados por algum vírus que esteja prejudicando seu sistema. Configure seu programa antivírus para executar uma varredura completa. Lembre-se de atualizar com frequência as definições de vírus.

  4. Desligue a aceleração de vídeo. Com frequência a aceleração de vídeo pode ocasionar o travamento do mouse. Vá em "Painel de Controle", clique em "Exibir", e depois "Alterar Configurações de exibição". Clique no botão "Configurações avançadas", e então na aba "Desempenho". Defina o controle deslizante aceleração para "Nenhum", depois reinicie o computador. Repita o processo e mova a barra de aceleração até o máximo sem que seu mouse trave.

Aviso

  • Ficar plugando e desplugando os conectores PS/2 pode levar a pinos tortos ou quebrados. Retire o mouse do PC apenas quando necessário.
  • Nunca molhe ou deixe cair líquidos em mouses ópticos ou wireless. Seque qualquer gota de líquido que tenha respingado imediatamente, evitando danos ao equipamento. Por fim, nunca use o mouse em superfícies úmidas.

O que você precisa

  • Outro computador e mouse
  • Driver do mouse
  • Tufos de algodão
  • Cotonetes
  • Álcool
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article