Soluções para o abuso de álcool e drogas por adolescentes

Escrito por john zaremba | Traduzido por eduardo chagas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Soluções para o abuso de álcool e drogas por adolescentes
Adolescentes com comportamentos estranhos podem estar abusando de drogas (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Adolescentes de todos os tipos abusam de drogas e álcool, não importa o quão bem estejam na escola ou o quão saudável seja sua relação com os pais. Embora descobrir que um adolescente tem bebido ou usado drogas pode levar à preocupação, raiva ou sentimento de falha por parte dos pais, é importante superar tudo isso e tentar dar fim ao problema. O abuso de álcool e drogas requer ajuda profissional e, sem intervenção, pode levar a problemas sérios, incluindo vício, problemas legais e overdose.

Outras pessoas estão lendo

Conhecimento

Parte da batalha contra o vício é saber o que está por aí. Antigamente, costumava ser o bastante procurar por objetos para usos de drogas ou sentir o cheiro de maconha nas roupas. Mas o uso de droga entre os adolescentes muda de geração em geração e se move em ciclos. As drogas sintéticas são fáceis de se esconder ou até de se fazer em casa, e fabricantes de objetos de uso de drogas estão constantemente inventando novas maneiras de disfarçar seus produtos como objetos inocentes.

Um policial, assistente social ou especialista em vícios do hospital local pode fornecer a você as informações sobre drogas modernas e sinais de seu uso.

Comunicação e monitoramento

Assegure-se que o adolescente saiba que você não aprova o uso de drogas e álcool, e avise-os sobre os perigos desses hábitos. Mas se certifique também de que ele saiba que pode contar com você se começar a usá-los. Os adolescentes muitas vezes escondem coisas de seus pais para evitar punições, então garanta que ele não seja punido — ao contrário, ele será recompensado com a ajuda para quebrar o vício e o ciclo de comportamento destrutivo.

Os pais tem o direito e a responsabilidade de saber tudo sobre a vida dos filhos adolescentes. Saiba onde ele está, o que ele está fazendo e com quem ele está. Não é o bastante saber quem são os amigos do seu filho, já que elementos de fora (um primo ou amigo de um amigo) podem facilmente causar problemas. Não tenha medo de perguntar ao adolescente se já ofereceram drogas ou álcool a ele, e se ele já os experimentou. A honestidade pode surpreender. Se ele falar não, deixe-o saber que tudo estará bem se a resposta for "sim".

Preste atenção nas comunicações on-line do adolescente, incluindo mensagens de texto, perfis em redes sociais e contas de mensagens instantâneas.

Intervenção

Se você suspeitar ou souber que o adolescente está usando drogas ou álcool, faça uma intervenção — um encontro surpresa extremamente efetivo onde amigos e familiares reconhecem o uso de drogas e pedem que o adolescente procure tratamento. As intervenções são melhor conduzidas com a ajuda de um especialista, chamado de intervencionista. Um médico pode ajudar você a encontrar esse profissional. Esses encontros geralmente são o último recurso e terminam com uma admissão imediata em uma clínica de reabilitação.

Ajuda médica

Se você suspeitar do uso de drogas ou álcool, mas achar que ele não chega no nível de precisar de uma intervenção, consulte com um médico. Ele pode perguntar ao adolescente sobre o uso com privacidade (os adolescentes vão ser muito mais honestos com o médico do que com você) e pode recomendar ajuda, como uma avaliação por um especialista.

O abuso de drogas e álcool é muitas vezes indetectável até que ele cause algum problema mais sério (como acidente ou prisão). Se o abuso de drogas se tornou um vício, o especialista que avalia o adolescente pode recomendar uma clínica de reabilitação.

Esse é um passo difícil por muitas razões, mas médicos dizem que é o melhor caminho para o sucesso. As clínicas de reabilitação têm especialistas treinados que podem ajudar o adolescente na desintoxicação, administrando medicamentos, encorajando comportamentos saudáveis e trabalhando no objetivo final de ajudar o adolescente a ser mais forte do que o vício.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível