Saúde

Soluções caseiras para cabelos com pontas secas e frizz

Escrito por aya pauli | Traduzido por ana simoes
Soluções caseiras para cabelos com pontas secas e frizz

A combinação certa de ingredientes caseiros pode deixar os cabelos sedosos novamente

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Soluções caseiras para pontas secas e com frizz têm a finalidade de nutrir os fios delicados. Essas pontas secas precisam de hidratação para se tornarem fortes e flexíveis e evitar que se quebrem. O cabelo com frizz precisa de nutrição para que os fios fiquem hidratados e, assim, tenham uma aparência mais sedosa. As soluções caseiras proporcionam a hidratação necessária com ingredientes encontrados em casa. O segredo para criar uma solução eficaz é escolher entre as diferentes combinações de ingredientes e métodos de aplicação para criar um produto que atenda às necessidades do seu cabelo.

Outras pessoas estão lendo

A escolha dos ingredientes

Qualquer solução caseira que condiciona e hidrata irá ajudar a combater as pontas secas e com frizz, e ela pode ser um condicionador normal, um condicionador de ação profunda ou um óleo anti-frizz, contanto que contenha ingredientes hidratantes. Os ingredientes mais populares nessas soluções para cabelos secos são óleos com propriedades especiais. A escolha exata depende do quanto você precisa do óleo e de qual você gosta mais. Os óleos populares são os de amêndoa, jojoba, coco, gergelim, abacate, o mineral e o azeite. Há outras comidas integrais e misturas que são normalmente acrescentadas aos óleos hidratantes nas soluções caseiras para os cabelos. Itens como banana, abacate, ovos, leite e mel são úteis para hidratar profundamente os fios. Outros hidratantes também populares são a manteiga de karité, a manteiga de coco, a maionese e o iogurte natural. Esses ingredientes podem ser usados somente como condicionadores e não como "leave-ins", pois não podem permanecer nos cabelos.

Modos de aplicação

Há três formas básicas de se aplicar soluções caseiras em cabelos secos e com frizz nas pontas. Você pode aplicá-las nos fios secos, lavá-los com xampu e deixá-los secar. Você pode, também, lavar os cabelos com xampu, aplicar a solução nos fios molhados e depois enxaguá-los e esperar que sequem. Ou ainda, se você optar por criar um "leave-in" ao invés de um condicionador, borrife uma pequena quantidade do produto nos cabelos secos ou molhados e depois penteie-os. Todos as soluções caseiras para cabelos secos necessitam de tempo para penetrar nos fios. Condicionadores profundos precisam de 15 a 30 minutos, independente de o cabelo estar seco ou molhado. Condicionadores mais leves levam cerca de 60 segundos para agir nos fios molhados. Os "leave-ins" hidratantes obviamente precisam permanecer nos cabelos para ajudar a domar as mechas rebeldes.

Soluções caseiras rápidas

A solução caseira mais fácil para cabelos secos é espalhar maionese nos fios, cobrindo todas as mechas. Coloque uma touca de banho e deixe que ela haja de 15 a 30 minutos. Enxague o cabelo em água morna, lave-o com xampu e enxague novamente, dessa vez com água fria. É possível, também, usar uma mistura de metade abacate ou banana amassada e metade maionese, seguindo os mesmos passos básicos. Já a solução mais fácil para pontas com frizz é espalhar algumas gotas de óleo de coco nas mãos e aplicá-las nas pontas para dar brilho e domar o frizz. Aplique mais óleo se necessário, mas não exagere para não deixar os fios muito oleosos.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media