Mais
×

Soluções caseiras para vazamento em telhado

Atualizado em 17 abril, 2017

Em épocas de chuva, parece que os donos das casas são amaldiçoados com consertos inesperados e frequentemente caros. O pior deles pode ser um vazamento no telhado. Ele não só faz com que a água entre sempre que chove, mas também coloca em risco os móveis e itens domésticos quanto aos danos causados por ela. As companhias de telhados costumam fechar um pacote para reparar um vazamento. Dependendo do quão ruim ele está, você pode encontrar uma solução por conta própria usando itens do dia-a-dia que você já tem em casa.

Um pouco de criatividade e uma escada podem ser tudo o que é preciso para reparar o vazamento no telhado (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Reparo de telhados planos com capacho

Um pequeno buraco no material de um telhado plano pode fazer com que muita água entre na sua casa durante chuvas pesadas. A solução para esse problema pode estar bem na frente da sua porta. Leve um capacho de borracha com a parte de trás macia, um limpador doméstico, uma toalha velha e um pouco de calafetagem até seu telhado. Encontre o buraco no material e limpe a área em volta. Vire o capacho e passe calafetagem generosamente em volta das extremidades do perímetro, para depois colocá-lo centralizado sobre o buraco. Pressione as extremidades do capacho e deixe a calafetagem secar. Isso fará uma selagem que poderá suportar pelo menos mais uma temporada de chuvas.

Reparo de cumeeiras de telhados com cortina de chuveiro

Ventos fortes podem arrancar as cumeeiras de um telhado, o que pode causar um vazamento onde a madeira compensada se abre no topo. Encontre uma cortina velha de chuveiro, de preferência com cor próxima à das cumeeiras. Corte um pedaço da cortina com a mesma largura e 30 cm mais comprida que a faixa de cumeeiras em falta. Coloque a cortina sobre o espaço e pregue as extremidades próximas. Coloque um pouco de calafetagem na cortina antes de pregar e cubra os pregos com mais calafetagem. Faça isso a cada 10 cm ao longo do comprimento de ambos os lados até que tenha coberto toda a lacuna de vazamento.

Reparo de pilha de ventilação com bandagem

Quando um objeto pontiagudo atinge uma pilha de ventilação de alumínio, ele pode talhar a pilha e fazer com que a água entre na casa. Se este for seu problema, consiga gaze, tesouras e cimento plástico ou cola. Leve-os para o telhado e cubra a área talhada na ventilação com a cola. Faça isso em volta do perímetro da pilha e enrole a gaze em volta do cano duas vezes, amarrando-a firmemente. Corte as pontas com a tesoura para garantir um encaixe mais limpo.

Reparo de turbina com saco de lixo

Muitas vezes os rolamentos não funcionam direito em uma turbina que gire e ventile seu sótão. Isso não só provoca um barulho alto, mas também permite que a água entre no local quando ela não estiver girando adequadamente com o vento. Para consertar esse problema, cubra a turbina e sua base com um saco e enrole fita adesiva em volta dele na base da turbina várias vezes. Corte o excesso de saco na parte inferior com as tesouras para garantir um acabamento mais arrumado. Isso não conserta a turbina, mas previne que a água entre no sótão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article